Durante a manhã, um dos encontros foi no gabinete do deputado Marcon. Na oportunidade, Jairo entregou ofício que apresenta um diagnóstico completo da situação da saúde no município e solicita, entre outras providências, o aumento do teto MAC – valor repassado pelo governo federal para custear ações e serviços de saúde na média e na alta complexidade nos estados e municípios. Este mesmo documento foi enviado para o Ministério da Saúde ainda na terça-feira. Na reunião, o deputado se solidarizou com a crise dos hospitais de Canoas e se comprometeu em dar todo o apoio possível junto ao governo federal para que os recursos solicitados para o HU tenham celeridade na liberação.
Ainda durante a manhã, Jairo cumpriu agenda na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em reunião com o presidente da instituição, Edegar Pretto, o prefeito pediu ajuda em função das comunidades atingidas pelas elevações do Rio dos Sinos. “Nossa preocupação é com a frequência das fortes chuvas no estado e a população ribeirinha precisa de auxílio constante”, pontuou o prefeito. Edegar Pretto reforçou a parceria do governo federal com Canoas, tendo em vista que a cidade possui uma Unidade Armazenadora que está recebendo cestas básicas para atender as vítimas da chuva do estado.
Jairo Jorge esteve também com o deputado federal Luís Carlos Busato para definir a estratégia de ação junto ao Governo Federal para a liberação de recursos para a saúde. Desde 23 de maio, o Deputado acompanhou o prefeito em três reuniões no Ministério da Saúde.
No final do dia, o prefeito realizou reunião no Palácio do Planalto, com o secretário executivo de Relações Institucionais, Olavo Noleto, e com o secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, para também reforçar o pedido de ajuda ao governo federal para os hospitais. “Foi um encontro positivo, onde tivemos a garantia de que nossos pedidos e solicitações serão agilizados junto ao Ministério da Saúde, avaliou Jairo Jorge.
Nesta quinta-feira, o prefeito segue em Brasília para tratar, além dos recursos para a Saúde, sobre a construção de mais de 900 unidades habitacionais dentro do programa Minha Casa Minha Vida. A reunião será com o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira.
Uma Resposta