O Prefeito afastado, Jairo Jorge, falou nas redes sociais sobre a decisão do ministro Sebastião Reis Júnior, que não aceitou o Habeas sobre o processo da Copa Livre. Com a confirmação do afastamento de Jairo, o clima de rivalidade entre os grupos do prefeito e do vice tomou conta do cenário. Foram colocadas faixas no plenário da Câmara de Vereadores pedindo o impedimento de Jairo Jorge, as faixas foram retiradas, pois no entendimento da Câmara elas devem ser portadas por manifestantes e não afixadas. Isso gerou um grande desconforto e a sessão terminou bem mais cedo que costumeiramente.
ENTENDA O QUE OCORREU HOJE
O ministro Sebastião Reis Júnior acaba de negar a liminar do Habeas Corpus de Jairo Jorge. Com esta decisão o vereador Cris Moraes continua como Prefeito Interino. O vice-prefeito Nedy de Vargas Marques está hospitalizado e recuperando-se de uma cirurgia cardíaca, assim, só poderá assumir após sua recuperação,
Jairo teve seu afastamento da Prefeitura no dia 23 de novembro em decorrência do processo da Copa Livre, a decisão que saiu na seção do TRF4, o resultado por 4 votos pelo afastamento e dois contrários — inclusive o do Relator.
A defesa entrou com o recurso do Habeas e acabou não sendo aceito pela Justiça. Com a decisão do TRF4 e a negativa do habeas corpus, a defesa do prefeito estuda o melhor recurso para o momento. O caso pode acabar sendo levado ao Supremo Tribunal Federal, o STF, também em Brasília, sob o argumento de que o afastamento tolhe o direito de Jairo Jorge exercer o cargo, uma vez que não há condenação sua a respeito da Copa Livre.
LEIA SOBRE O AFASTAMENTO
Copa Livre | Entenda como ocorreu o novo afastamento de Jairo Jorge em Canoas