Evento da 26ª Semana da Pessoa Idosa reuniu esporte, dança e socialização no Poliesportivo do Unilasalle
Nesta sexta-feira (3), Canoas realizou o 25º JIIDOS – Jogos de Integração dos Idosos de Canoas, uma das principais atividades da 26ª Semana da Pessoa Idosa. O evento ocorreu no Poliesportivo do Unilasalle, das 9h às 17h, com atividades de boxe, dança, natação e câmbio.
Organizados pela Secretaria de Esporte e Lazer e pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, os jogos têm como objetivo incentivar o convívio social, a prática esportiva e a valorização da terceira idade.
Entre os participantes, estava Célia Munhoz Carvalho, aluna de ginástica do Centro de Convivência do Idoso (CCI), que compartilhou a importância da iniciativa: “Participar dessas atividades muda a vida da gente. É uma forma de se sentir ativa, saudável e feliz, além de fazer novas amizades. Nessa fase da vida, a gente percebe como é importante se cuidar e estar em movimento”.
O JIIDOS reforça o compromisso de Canoas em promover qualidade de vida, bem-estar e integração social para as pessoas idosas, valorizando sua experiência e protagonismo na comunidade.
LEIA MAIS
Gincana celebra Semana da Pessoa Idosa no Centro do Idoso
Em comemoração à Semana da Pessoa Idosa, o Centro do Idoso recebeu, nesta quinta-feira (2), os grupos das Unidades de Saúde Caíque, São Luiz e União para participar de uma gincana especial.
Entre as atividades propostas, esteve o jogo de perguntas e respostas, no qual cada US contou com um representante que competia para responder corretamente no menor tempo. Outra brincadeira foi o “passa balão”: enquanto a música tocava, os participantes passavam o balão; quando a música parava, quem estivesse com ele deveria estourá-lo e responder à pergunta que estava dentro.
A aposentada Maria Rofelino Falcão, 69 anos, destacou a relevância das ações. “Os exercícios são extremamente importantes. Quando entrei aqui, eu era muito sozinha, e agora participo de diversos grupos e atividades. Isso mudou minha vida”, afirmou.
Já Erci Teresinha Collioni Santos reforçou como a participação ajudou em sua rotina.“Desde que comecei, minha vida mudou para melhor. Antes, estava viúva e solitária em casa. Esses programas são uma forma de sair, me movimentar e fazer novas amizades.”
Para a gestora da Política do Idoso, Viviane Barros, a iniciativa tem impacto direto na qualidade de vida. “Sabemos a importância dessas atividades para o fortalecimento de vínculos e da saúde. Assim, conseguimos prevenir a depressão, estimular a cognição e garantir um envelhecimento cada vez mais saudável.”