Jogos Paradesportivos de Canoas mobilizam mais de 200 pessoas nas disputas deste domingo

Clique para ouvir esta notícia

Os Jogos Paradesportivos de Canoas (Parajac) 2023 iniciaram neste domingo (18). As competições de natação ocorreram no Sesc, e foram bastante disputadas, promovendo momentos de muita integração, alegria e comemoração,

O evento reuniu mais de 200 pessoas nas diferentes categorias, entre atletas, técnicos, público e organizadores. O objetivo principal do PARAJAC é oportunizar e incentivar a prática paradesportiva em cada uma das modalidades. “Neste ano, estamos na sexta edição dos jogos em Canoas, proporcionando assim o intercâmbio esportivo e a valorização dos paratletas. É muito importante para nós da Secretaria de Esporte e Lazer a organização deste evento, promovendo o paradesporto e fomentando o esporte canoense”, destacou a secretária de Esporte e Lazer, Letícia Boll Vargas.

Artur Furtado, 19 anos, canoense com participação no mundial de jovens na França em 2022, onde conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze e atualmente o primeiro no ranking nacional no 100m peito, atleta da categoria S12, que é uma categoria Visuais de Baixa Visão, diz que “a competição representa um grande momento de inclusão pois reúne, familiares, comissão técnica, e os atletas que buscam dar o seu melhor, mostrando que deficientes podem tudo, é só querer.”

Ana Paula Berger, mãe do atleta Isaque de 6 anos, que participa da categoria iniciantes, que visa a participação e não a competição, afirma, “Eu acredito que a participação do meu filho no esporte é muito importante para o seu desenvolvimento físico e social”.

A classificaçã final por equipes foi:

1° lugar – Associação Esporte +
2° lugar – Apabb

Sobre o Parajac

O Parajac é um evento de inclusão às práticas esportivas, organizado pela Prefeitura de Canoas, através da SMEL, coordenado pela Diretoria de Rendimento e Paradesporto em parceria com a Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social. A competição busca estimular a prática do paradesporto e propiciar oportunidade de socializar atletas, familiares e público em geral, bem como trazer mais experiência e qualificação para os treinadores e comissões técnicas, além de dar maior visibilidade ao paradesporto no município.

 

Texto: Júlio FontesFoto: Guilherme Pereira
Edição: Larissa Schreiber

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore