“Esse curso vai ser muito importante daqui pra frente, tanto na vida profissional quanto pessoal”. A frase proferida pela aluna Eduarda, durante o discurso de formatura, marcou o encerramento, nesta sexta-feira (25), do curso “Formação para o Mundo do Trabalho”. A solenidade formou 27 alunos de Canoas e de Porto Alegre, no Auditório Sady Schwitz, no Paço Municipal.
“Foi o melhor curso que eu já fiz, foi incrível. Eu acho que ele vai trazer benefícios para tudo na minha vida. Eu eu me conheci muito nesse curso, a gente aprendeu sobre nossos valores, o que a gente não gosta, o que a gente faz de errado, o que a gente pode melhorar, a gente aprendeu muitas coisas”, comentou Edna Ely, de 15 anos, moradora do bairro Mathias Velho.
O curso de capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade atendidos nos Centros de Acesso a Direitos (CADs) foi realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) em parceria com o Ensino Social Profissionalizante (Espro) e a Trensurb. “É uma satisfação para nós, como gestores, ver que esse projeto demonstra ser realmente uma política pública do município de Canoas. Parabéns a todos os envolvidos, por todo esforço e pelo comprometimento”, destacou o secretário adjunto da SMSP, Álex Brandão.
Preparação para entrevistas de empregos e formação de currículo estiveram entre os assuntos abordados. “Foi bem desafiador, no início principalmente, porque surgem várias demandas, né? Demandas que precisam ser trabalhadas, pois são realidades completamente diferentes. A semente que a gente planta é pra que eles possam se desenvolver”, comentou a instrutora das turmas, Thaleana Moncorvo.
O curso “Formação para o Mundo do Trabalho” iniciou em julho e teve duração de cerca de um mês, com grupos pela manhã e tarde, na sede da Espro, em Porto Alegre. O deslocamento de trem foi custeado aos participantes, através de uma parceria firmada com a Trensurb. A capacitação faz parte de termo de cooperação, dentro do programa Canoas Cidade do Cuidado, que busca trazer oportunidades de qualificação para jovens em situação de vulnerabilidade e atendidos pelos programas de prevenção às violências na cidade. O evento também contou com a presença do representante da Trensurb, Marcos Vinicius Goes; da assistente social do Espro, Fernanda Teló, e do supervisor de Educação e Aprendizagem do Espro, Matheus Levandowski.
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Carina Jung – PMC