O ministro André Mendonça antecipou a devolução do processo envolvendo o Prefeito de Canoas Airton Souza e, no STF — Supremo Tribunal Federal, o julgamento já foi agendado para o dia 5 do próximo mês. Inicialmente, o ministro André Mendonça poderia ter mantido o processo sob sua responsabilidade até a metade de setembro e, se algum outro Ministro optasse por pedir vistas (algo esperado por parte do Ministro Nunes Marques pelo alinhamento ideológico), poderia atrasar o processo por mais noventa dias e levar o caso a prescrição.
Contrariando informações errôneas que circularam, a devolução não ocorreu semanas atrás, mas foi efetivada somente hoje, resultando na rápida programação do julgamento. Embora ainda seja possível recorrer da decisão que será proferida, a devolução imediata e a ausência de um novo pedido de vistas por outro ministro não são movimentações ideias para a defesa de Airton, pois se o Ministro André tivesse ficado com o processo até o final do seu prazo e Nunes Marques solicitasse vistas, o caso fatalmente estaria prescrito e sequer seria marcado o julgamento.
Vale lembrar que o Ministro André Mendonça solicitou vistas no último julgamento, sendo que Nunes Marques pode estar aguardando o dia do julgamento para solicitar vistas também, nos mesmos moldes.
Essa reviravolta no processo pode provocar agitações nos bastidores políticos da cidade, uma vez que é um caso que estava muito próximo da prescrição.
Nosso compromisso é continuar informando com base em fatos concretos.
*O autor da matéria é jornalista, advogado e articulista do Notícias da Aldeia.
LEIA MAIS SOBRE O FATO
JURISTA OPINA | Apenas boatos falsos sobre o processo do Prefeito Airton, mais uma vez
Uma Resposta
Airton é incompetente, Jairo Jorge, um mentiroso contumaz. Fecha as portas, entrega a cidade pra Esteio e pede desculpas pra população. E, antes que surjam nomes, nenhum vereador, ex-vereador, ex-prefeito ou ex-vice prefeito hoje teria moral pra vir me pedir voto, ainda mais depois da vergonhosa cassação do vereador Ezequiel por opinião em rede social.