Kombina celebra 10 anos com atividades na Virada Sustentável e na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre

Clique para ouvir esta notícia

Kombi, editora e produtora cultural: a Kombina é tudo isso e muito mais. Podemos chamá-la de um ponto de cultura móvel ou, melhor ainda, podemos dizer que é uma ideia consolidada com um objetivo bem definido: criar uma conexão especial entre pessoas de todas as idades. Para isso, leva atividades como esquetes teatrais e musicais para feiras, escolas e praças, incentivando a arte do brincar. Criada pela escritora Chris Dias, com mais de trinta livros publicados, a Kombina comemora 10 anos de vida em 2024 com a Kombinada Cultural, conjunto de eventos que se unem às programações da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre e da Virada Sustentável Porto Alegre no sábado, dia 9 de novembro.

A primeira parada da Kombinada Cultural será na Casa de Cultura Mario Quintana, das 11h às 13h, com a entrega do Prêmio Pandorga, iniciativa idealizada pela Kombina, que reconhece as melhores ações de reestruturação e superação realizadas por professores (as) e bibliotecários (as) do Rio Grande do Sul, afetadas pelas enchentes dos últimos meses. O Prêmio leva esse nome em homenagem ao escritor gaúcho Carlos Urbim (1948-2015), que descrevia a pandorga como um dos símbolos mais queridos de sua infância. O autor sempre esteve profundamente ligado à cultura gaúcha e seu último livro, “Avô Aprendiz”, foi criado especialmente para a Kombina.

Durante a tarde, a programação da Kombinada Cultural continua na Virada Sustentável Porto Alegre, das 15h às 17h no Largo dos Açorianos, ao lado da ponte de pedra. A participação é gratuita e para todas as idades. No palco, montado a céu aberto, acontecem atividades de contação de histórias, leituras, uma festa especial que promete colorir o dia e diversas apresentações culturais. Entre as atrações estão Matheus e Maurício, a dupla do Projeto musical Desfoka, que ao lado de estudantes do Colégio Leonardo da Vinci, irão convidar todos para cantar e dançar juntos.

Enquanto a programação no palco acontece, a Kombi da Kombina não fica de fora da festa. O cronograma também inclui uma oficina de arte para crianças com a T de Tati, além de jogos interativos infantis. Também na Kombi acontece às 15h uma roda de conversa sobre o projeto Revolução Falada, realizado com jovens na Kombina e que deu origem a dois livros que serão distribuídos durante a Kombinada Cultural. Em seguida, outra roda de conversa sobre o projeto Livro Único, que incentivou autores a escreverem livros inteiramente à mão, também acontece na Kombi, onde essas obras ficarão expostas. Durante as conversas, escritores como Milene Barazzetti, Marcelo Spalding, Cíntia Moscovich, Alexandre Brito e muitos outros estarão presentes.

Segundo Chris Dias, escritora e idealizadora da Kombina, a comemoração de uma década de vida do projeto não poderia ter tido outro destino se não o encontro entre Feira do Livro e Virada Sustentável. Isso porque, para ela, é o momento para voltar a acreditar: “Foi um ano muito difícil, para as escolas, para as crianças e para todos nós. A Kombinada Cultural é um dia para educadores e famílias sorrirem, acreditarem e celebrarem a vida, todos juntos apesar de tudo”, deseja Chris. Confira abaixo a programação completa da Kombinada Cultural. Para saber mais, acesse o site www.projetokombina.com.br.

Serviço
Evento: Kombinada Cultural – 10 anos da Kombina
Data: 9 de novembro de 2024 (sábado)
Locais: Casa de Cultura Mario Quintana e Largo dos Açorianos, Porto Alegre.
Horário: das 11h às 13h e das 15h às 17h.
Entrada: Gratuita. Programação completa abaixo.

Agenda Kombinada Cultural: 

Na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre:
11h – 13h: entrega do Prêmio Pandorga na Casa de Cultura Mario Quintana.

Na Virada Sustentável Porto Alegre:
No palco:
15h: início das atividades. Receptivo com Chris Dias
15h15: contação de histórias com Milene Barazzetti
15h30: leitor de rua com Marô barbieri, Patrícia Langlois e Jacira Fagundes
15h45: Projeto NGOMA- tambores da Bonja
16h: musical da Kombina com Matheus e Mauricio. Participação dos estudantes do colégio Leonardo da Vinci.
17h: final das atividades com a Festa das Cores.

Na kombi:
11h – 17h: oficina de arte com T de Tati e jogos interativos para crianças
15h: roda de conversa sobre o projeto Revolução Falada e grupo Sete papos. Distribuição dos livros produzidos por jovens na Kombina. Participação dos escritores: Milene Barazzetti, Marcelo Spalding, Helo Bacichette, Eleonora Medeiros, Roger Castro, Marlon Costa e Chris Dias.
15h30: exposição do projeto Livro Único realizados pelos escritores: Jane Tutikian, Cíntia Moscovich, Alexandre Brito, Ricardo Silvestrin, Luiz Paulo Faccioli, Airton Ortiz, Dilan Camargo, Carlos Urbim, Valesca de Assis, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore