Lançado novo Plano Municipal de Segurança Pública de Canoas

Clique para ouvir esta notícia

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), durante uma cerimônia solene, na tarde desta terça-feira (10), apresentou o Plano Integrado de Segurança Pública e Defesa Social – Canoas Mais Segura 2024 a 2029. O evento promovido no Auditório Sady Schiwitz teve ainda a apresentação do novo cercamento eletrônico – Leste/Oeste e sistema de monitoramento, o lançamento da nova identidade visual da Guarda Municipal (GM), a assinatura do reajuste do bolsa formação da GM e o descerramento de placa em homenagem aos servidores que atuaram na enchente.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou a importância desse Plano Municipal de Segurança Pública para o Município. “Não estamos falando de uma política de governo. Nós estamos falando de uma política de Estado, aqui no caso, uma ação do Município, com diversas metas e 66 ações. É importante dizer isso. Foi um longo processo de maturação e de discussão técnica”, disse. Ele acrescenta ainda que Canoas possui uma tradição de anos em projetos relacionados a segurança pública. “Me atrevo dizer que, talvez a única cidade do Brasil que têm três pesquisas de vitimização de ocorrências”, aponta.

O Plano de Segurança do Município sugere ações estratégicas para os próximos anos voltadas para a prevenção social à criminalidade. O planejamento a curto e longo prazo está estruturado em eixos temáticos e alinhado às diretrizes estaduais, nacionais e internacionais. Além disso, ainda ajuda os agentes nas tomadas de decisões e na implementação de estratégias eficazes de segurança pública em conjunto com a população e as instituições públicas e privadas.

“O novo Plano de Segurança aprimora o modelo de operação e prestação de serviços à população, sendo ainda mais ágil e efetivo, e focado na proteção das pessoas e no desenvolvimento da cidade. A elaboração prezou, ao máximo, a participação qualificada de diversos setores da sociedade, incluindo Instâncias da administração municipal, das forças policiais e dos órgãos e instituições públicas e privadas e dos parceiros institucionais das esferas federal e estadual e, especialmente, da população”, explica o secretário de Segurança de Canoas, Álex Brandão.

O secretário adjunto de Segurança, Luís Fernando Linch, explica de que modo as ferramentas online ajudaram a colher as opiniões dos canoenses. “Por meio do opinômetro abrimos um questionário que ficou durante dois meses aberto à população, de modo que os canoenses trouxessem o desejo da população. Ainda também constituímos conferências de segurança”, acrescenta.

Novo cercamento eletrônico amplia monitoramento estratégico

O sistema de videomonitoramento da cidade está em processo de modernização a partir do novo cercamento eletrônico Leste-Oeste, entregue nesta terça-feira (10). Distribuídas em diferentes pontos do município, as câmeras estão conectadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Em maio, apenas 85 equipamentos seguiam em operação devido a catástrofe climática, com os esforços conjuntos, a estrutura possui cerca de 140 câmeras de monitoramento operando em perfeitas condições distribuídas em vias, esquinas e prédios públicos.

O cercamento eletrônico Leste/Oeste conta com 10 pontos de passagem estratégicos, totalizando 17 câmeras. Soma-se ao atual sistema outros 20 equipamentos reportados ao sistema do Governo do Estado, inclusive com tecnologia de identificação de placas, que aumenta o cercamento no munícipio para 37 câmeras.

“O objetivo desse cercamento eletrônico, basicamente, é aumentar a segurança e ampliar o controle sobre a circulação de veículos que podem estar em situação irregular de furto ou roubo. Atualmente, temos essa circulação muito forte de veículos do lado Leste para o Oeste da cidade e que agora aumenta o monitoramento nesse perímetro urbano dividido tanto pela rodovia BR-116, quanto pelos trilhos do trem. Ainda serve para ajudar em questões administrativas, como para a Diretoria de Trânsito e para o combate ao descarte irregular de lixo”, explicou o secretário de Segurança de Canoas, Álex Brandão.

Ainda de acordo com o secretário Brandão, parte das estruturas também tiveram a substituição da tecnologia, o que representa um ganho significativo na geração de imagens. Atualmente, as câmeras estão todas posicionadas em locais estratégicos e ligados a modernos softwares que projetam as cenas captadas no CICC. As melhorias asseguram maior nitidez e, por consequência, contribuem para uma maior agilidade na resposta das equipes de patrulhamento da Guarda Municipal (GM) e demais forças de segurança, especialmente na identificação de suspeitos e no flagrante de delitos. Além disso, ainda auxiliam significativamente na inibição de delitos e na redução de índices criminais, como o furto e roubo de veículos.

Conforme os órgãos de segurança, o sistema de câmeras previne crimes, como invasões e furtos, a partir do monitoramento de comportamentos suspeitos; garante resposta mais rápida das autoridades em caso de incidentes, como assaltos ou situações de emergência; possibilita vigilância contínua de áreas críticas, como centros comerciais, escolas e parques, aumentando a sensação de segurança; assegura a vigilância contínua de locais estratégicos; ainda reduz a necessidade de patrulhas físicas constantes, permitindo o uso mais eficiente dos recursos policiais; e além disso, ainda fornece provas visuais que podem ser cruciais para investigações e processos judiciais.

Prefeitura assina reajuste da Bolsa Formação da Guarda Municipal

Durante o lançamento do Plano Integrado de Segurança Pública e Defesa Social – Canoas Mais Segura 2024 a 2029, nesta terça-feira (10), o prefeito Jairo Jorge assinou o reajuste do benefício municipal do Bolsa Formação da Guarda Municipal (GM) de Canoas. A correção financeira foi proposta pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal, na semana passada, tendo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como base.

A medida da Administração Municipal busca atualizar um valor defasado e que não havia sido revisado desde a sua implementação, em 2010. Com a atualização, o Bolsa Formação passa a R$ 923,68, ante o valor mensal de R$ 443,00, da época da sua criação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Canoas, o Bolsa Formação busca apoiar financeiramente e incentivar os integrantes da GM a participarem de qualificações e capacitações, além de servir como um meio de valorização profissional e um caminho para disponibilizar melhores condições de trabalho e remuneração.

Homeagem aos servidores que atuaram na enchente
Dentro das ações de valorização dos agentes da GM, também foi descerrada uma placa em homenagem aos servidores que atuaram nos resgates, acolhimentos e segurança durante a enchente de maio. A estrutura recebe a inscrição dos 128 guardas e será fixada no hall de acesso ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na sede da SMSP, no bairro Marechal Rondon.

O reconhecimento dos gestores ocorre frente a coragem de cada um dos guardas e demais profissionais da Segurança, que ajudaram a salvar, orientar e apoiar quem precisava, em momentos de risco e aflição impostos pela adversidade da força da natureza. Segundo os idealizadores da homenagem, os agentes não mediram esforços, mesmo muitos daqueles que também foram, diretamente ou indiretamente, atingidos pela cheia.

“A maior parte dos guardas municipais acabaram atingidos, inclusive alguns perderam tudo, e mesmo assim tiveram o compromisso com a comunidade, de estar em serviço, trabalhando em uma escala exaustiva para fazer os diferentes atendimentos. Nós, da Guarda Municipal, nos reinventamos e atuamos muito dentro da água, inclusive com barcos, o que era uma coisa diferente para nós”, disse o diretor da GM de Canoas, Elizandro Silva.

Viaturas estão recebendo nova identidade visual
A nova identidade visual da frota da GM também foi apresentada nesta terça-feira. Com um design moderno, os veículos estão com símbolos e traços mais claros e visíveis, com um aspecto mais acessível e amigável para a relação de confiança com a comunidade. O azul, cor oficial das Guardas do Brasil, segue predominante e apresenta elementos inspirados no padrão internacional de reconhecimento de polícia comunitária, como a faixa quadriculada em toda extensão dos veículos. A nova identidade enfatiza um senso de unidade e coesão dentro da força e não esquece dos valores e da missão da instituição.

Três veículos Toyota Yaris, uma caminhonete, um micro-ônibus, a base móvel da corporação e duas motocicletas já estão com novo layout. Os demais receberão a logotipagem na sequência.

 

Escritório de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore