Evento marca o relançamento da emissora e apresenta novos programas que integram entretenimento, informação e o universo acadêmico da Universidade Luterana do Brasil
A Ulbra TV vive um novo momento. Na noite desta segunda-feira (27), a emissora marcou oficialmente o retorno de sua marca original em um evento de lançamento que simbolizou uma nova etapa na trajetória de mais de duas décadas dedicadas à comunicação no Rio Grande do Sul. A partir de agora, o canal deixa de lado o nome Multi RS e volta a se chamar Ulbra TV, reafirmando o vínculo histórico e o reconhecimento junto ao público e aos parceiros.
A abertura da noite foi conduzida pela Orquestra da Ulbra, em uma apresentação que encantou o público e deu o tom de celebração. Professores, alunos, superintendentes, representantes do mercado publicitário e da comunicação, clientes e colaboradores da instituição prestigiaram o evento, que reuniu os comunicadores da emissora em um mesmo palco. Em uma sequência dinâmica de apresentações, eles deram um “spoiler” dos novos programas e quadros, revelando a diversidade da nova grade de programação.
O evento também contou com a presença de autoridades, entre elas o secretário de Comunicação do Estado, Caio Tomazeli, que destacou a importância da Ulbra e de sua emissora na valorização da comunicação regional. Músicos gaúchos como Jonathan Corrêa (Reação em Cadeia), Rafael Malenotti e Rafa Machado também prestigiaram o lançamento, reforçando o clima festivo da noite.
De acordo com o superintendente institucional da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Ruy Irigaray, a retomada da marca e o novo posicionamento da Ulbra TV simbolizam um passo significativo. “É um momento importante da instituição, que vai entregar o melhor do entretenimento, o melhor da pauta acadêmica. Vamos tratar aqui de medicina, de direito, de outras áreas importantes para a sociedade. É isso que a Ulbra faz. Nós vamos envolver toda a Universidade, somos a maior do Rio Grande do Sul e a quinta maior do Brasil. A gente tem tudo para entregar o melhor para a sociedade e é isso que vamos fazer na Ulbra TV”, destacou.
A nova estrutura da emissora também será utilizada pelos alunos da Universidade, fortalecendo a integração entre teoria e prática. O presidente da Aelbra, Carlos Melke, falou sobre o projeto dos novos cursos presenciais de Jornalismo, Marketing, Administração e Ciência da Computação, que integrarão a nova Escola de Tecnologia, Administração e Comunicação da Ulbra. “Mais do que tudo, quem vai ganhar são os estudantes. Fizemos toda a reformulação para criar esse laboratório, que a Universidade acredita ser o maior laboratório hoje no Rio Grande do Sul na área de jornalismo. É algo que nasceu com esse propósito lá atrás e agora volta com esse mesmo propósito de criar bons profissionais que podem ser absorvidos de imediato pelo mercado. Temos equipamentos de última geração, a nova grade de programação da televisão também vai ser um sucesso, vamos ter programa de três horas de duração, com auditório, em um novo estúdio que ainda virá por aí”, relatou.
Nova programação une entretenimento e conhecimento
A nova programação aposta na integração entre informação, cultura e conteúdos de interesse público, reforçando o propósito de comunicar com relevância e proximidade. Entre as novidades estão o podcast Ulbra Connect (13h15), com histórias de alunos da Universidade, e o programa ao vivo Conexão Ulbra, exibido de segunda a sexta-feira, das 13h45 às 16h45, e apresentado pelo comunicador Capu. O programa contará com oito quadros diferentes, abordando temas variados de forma leve e interativa.
Entre os destaques estão o Dicas da Chef, com Maria Antonia Russi, única gaúcha campeã do MasterChef Brasil, que traz receitas e truques de culinária; Missão Bem Estar, apresentado por Joseane Oliveira, vencedora do Miss Brasil 2002, com entrevistas sobre saúde, beleza e qualidade de vida; e o Quiz com alunos da Ulbra, comandado por Simon, integrante do programa Cafezinho da Rádio Mix e vocalista do grupo de pagode gaúcho Grupo do Bola.
Além disso, a grade de programação da emissora irá contar com o programa Rio Grande Notícias (12h45), trazendo as principais informações sobre o estado, e o Multi Entrevistas (20h), recebendo lideranças e gestores com histórias que fazem a diferença.
Para Irigaray, a nova fase reflete o compromisso da Ulbra em valorizar a comunicação feita com propósito. “Esse é um novo momento, ainda mais conectado com o público”, reforçou o superintendente.
A programação da Ulbra TV pode ser acompanhada pelo canal 48.1 UHF na TV aberta em Porto Alegre e região metropolitana, pelo canal 521 da Claro NET, ou pelo canal oficial no YouTube, disponível para acesso on-line em todo o país.

















