Na última quarta-feira, 29 de outubro, a Liga de Combate ao Câncer de Canoas inaugurou um novo espaço no Hospital Nossa Senhora das Graças, o ambiente fica no prédio anexo ao hospital. A espaço, com 117 metros quadrados, conta com salas multiúso para oficinas, atendimento de nutrição, psicologia, lavanderia e banheiros.
Segundo a presidente da Liga, Ana Viezzer, a ampliação possibilitará atender e realizar atividades com mais infraestrutura. E ela segue: “é a realização de um sonho. Queremos manter a qualidade do serviço e acolher a todos que nos procurarem”.
A obra, que começou no ano passado, foi feita mediante emenda parlamentar do Deputado Federal Luiz Carlos Busato, com ajuda da Casa da Amizade e apoiadores. O espaço atende cerca de 600 pessoas e, com a ampliação, irão pode ser assistir e realizar atividades com uma estrutura muito mais robusta.
O brechó da Liga, que tinha um luga fixo, a partir da ampliação ganhará amplitude, possibilitando assim gerar mais renda para a Liga. Visto que o Brechó é importante fonte de recursos para a Liga poder desempenhar o auxílio a todos que procuram e necessitam de suas atividades de apoio a que tem câncer.
COMO FUNCIONA O BRECHÓ
VITRINE DO BEM
Aberto de segunda a sesta-feira, das 8h30min ao meio-dia e das 13h39 às 17 horas.
Onde: Avenida Santos Ferreira, 1864 — Prédio 2 – Hospital Nossa Senhora das Graças.
O serviço é todo feito por voluntários, as peças vem mediante doações, são higienizadas e separadas. Conta com lavanderia, com máquinas de lavar e secar doadas pelo Instituto Lojas Renner. Para pequenos consertos nas peças, o Brechó conta com máquinas de costura. Além das reformas das peças, os voluntários usam de suas habilidades para customizar as roupas.
VEJAM MOMENTOS DA INAUGURAÇÃO
Liga Feminina de Combate ao Câncer recebe doação de mechas de cabelo
Em alusão ao Outubro Rosa, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas recebeu, nesta sexta-feira (31), a doação de mechas de cabelo. A entrega ocorreu na sede da instituição, localizada no Hospital Nossa Senhora das Graças, na Avenida Santos Ferreira, 1864. Esta é uma parceria firmada com a Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.
As mechas serão encaminhadas para a ONG Penélope Solidária, para a confecção de perucas para as mulheres diagnosticadas com câncer que estão passando pelo processo de quimioterapia ou para pessoas que estejam enfrentando alguma doença que acarreta a perda de cabelos. A cada quilo de cabelo doado para a Liga, a instituição recebe uma peruca que será disponibilizada em forma de empréstimo às assistidas. O gesto representa solidariedade e apoio àquelas que enfrentam o tratamento, ajudando a resgatar a autoestima e o bem-estar.

A iniciativa, chamada “Esperança em Cada Fio”, fez parte do encerramento das ações do Outubro Rosa em Canoas e reforça o compromisso de promover o cuidado integral às mulheres do município.
A canoense Joana Beatriz Latorre, que está em tratamento, destacou a importância da ação. “Estou nesse desafio desde 2017, e meu cabelo já caiu três vezes devido ao câncer de mama. Quando fiz a quimioterapia, não gostava da aparência que via no espelho, então optei por usar peruca. Isso fez muita diferença para mim, porque me ajudou a recuperar a confiança e a vontade de seguir em frente”, contou.
“Para a diretora da Mulher da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, Sara Ávila, o gesto reforça o compromisso com o bem estar feminino.” A ação é uma forma de demonstrar empatia e cuidado com quem está passando por um momento delicado. “Trabalhamos para que cada mulher se sinta acolhida e confiante durante o tratamento” , comenta.
No ato, a presidente da liga , Ana Maria Loch Viezzer, destacou a importância da doação. “Essas mechas representam muito mais do que cabelo, elas representam a esperança e a solidariedade. Cada peruca confeccionada ajuda a resgatar a autoestima e a força das mulheres que estão enfrentando o câncer.” afirmou.

















