Mais de 44% da população de Canoas passou pelos cinco CRAS, saiba quais os serviços

Clique para ouvir esta notícia

Os cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Canoas realizaram mais de 154 mil atendimentos em quatro anos, o que representa cerca de 44% da população da cidade, estimada em 347,6 mil habitantes. Os números são destaque na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que teve papel fundamental no cuidado com as pessoas, principalmente após a enchente de maio desde ano, que afetou metade do município.

Segundo o titular da pasta, Saulo Gil, três dos cinco CRAS de Canoas foram diretamente afetados pela cheia dos rios do Sinos e Gravataí. Todos já retomaram totalmente as atividades. O CRAS Rio Branco está funcionando temporariamente junto à sede da SMAS, até a conclusão da reforma do seu prédio. Também há um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“Enquanto o CRAS atua na prevenção e na promoção do bem-estar de famílias em situação de vulnerabilidade, o CREAS lida com situações mais complexas, oferecendo assistência especializada a pessoas que já enfrentam situações de risco social mais intensas”, explica. Entre os serviços oferecidos às famílias, estão orientações sobre o Programa Bolsa Família e outros benefícios federais, além dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

Nesta gestão, Canoas aumentou de três para cinco o número de CRAS. Fechado desde 2019, o CRAS Harmonia, localizado na Rua Doutor Sobral Pinto, 35, foi reaberto pela SMAS em janeiro de 2023. O prédio passou por reforma, com investimento de cerca de R$100 mil do Município. Já o CRAS Sudeste, no bairro Niterói, teve a sede própria entregue em maio de 2023. Com um investimento de cerca de R$ 700 mil, o prédio conta com uma estrutura mais ampla e moderna, em uma área de 198,05 metros quadrados na Rua Itamar de Matos Maia, ao lado do nº 1381. Com a enchente de maio, os CRAS Mathias Velho, Harmonia e Rio Branco foram bastante afetados, sendo que os dois primeiros já foram reabertos, respectivamente, na Rua São Gabriel, 441, e na Rua Dr. Sobral Pinto, 35.

O que os CRAS fazem?
* Atendimento técnico com assistente social
* Oficinas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
* Articulação com a rede socioassistencial (educação, saúde, conselho tutelar, associações)
* Inclusão de famílias em programas alimentares contínuos (PCA e PAA)
* Solicitação de Carteira do Idoso (60+)
* Encaminhamento de Carteira Passe Livre intermunicipal (Faders) (para pessoa com deficiência)
* Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal
* Solicitação de documentação civil básica (segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito).
* Orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
* Solicitação de Auxílio Funeral

Uma Resposta

  1. Resta saber da qualidade destes atendimentos tenho notícias nada boas em relação a este aspecto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore