Os representantes de mais duas microrregiões participaram, nesta sexta-feira (21), dos Fóruns Municipais de Prevenção à Violência Escolar. Os encontros no auditório Sady Schivitz, no Paço Municipal, mobilizaram integrantes da Micro 4 (Harmonia, Mathias Velho, São Luis), pela manhã, e da Micro 3 (Olaria, Guajuviras, Igara, São José, Brigadeira), no período da tarde. Na semana passada, no dia 14, as demais Micros (1 e 2) tiveram suas edições. Os Fóruns são promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Unidade de Gestão do Cuidado, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP).
“Estamos muito satisfeitos com a participação e a articulação de toda a rede. O tema da violência escolar é muito importante, na atualidade, porque diz respeito à construção da escola como um espaço de segurança, de proteção, de bem-estar, e a gente sabe que isso depende do envolvimento de toda a sociedade. A participação de todas essas entidades fortalece esse objetivo que é a construção da escola como um espaço privilegiado de cidadania e desenvolvimento integral e humano”, destaca o Chefe da Unidade do Cuidado da SME, Cleber Melo da Silva.
A iniciativa reúne diretores, orientadores e coordenadores de EMEIs e EMEFs, representantes das Unidades Básicas da Saúde (UBS), Centros de Acesso à Direitos (CADS), Conselho Municipal de Educação (CME), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência em Atendimento Infanto Juvenil para Vítimas de Violência (CRAI), Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Guarda Municipal (GM), da Rede de Apoio à Escola (RAE) Municipal e dos Conselhos Tutelares.
LEIA MAIS
Alunos de escola municipal conhecem estação de tratamento em alusão ao Dia Mundial da Água

Os estudantes do 5º ano da EMEF Paulo Freire participaram de uma atividade diferente na manhã desta sexta-feira (21), em alusão ao Dia Mundial da Água, lembrado anualmente no dia 22 de março. O grupo de alunos participou do Programa Portas Abertas na Estação de Tratamento de Efluentes Mato Grande, de responsabilidade de Corsan. A iniciativa da companhia busca transformar o espaço em uma ferramenta de educação ambiental e apresentar todas as etapas do tratamento desde a chegada do efluente até o processo final com a devolução para o rio.
Os alunos percorreram toda a estrutura das instalações e ainda verificaram amostras de como chega o esgoto e o resultado após o tratamento. Após acompanharem de perto todos os detalhes do processo, os integrantes do grupo participaram de atividades de recreação, com brincadeiras e distribuição gratuita de pipoca e frutas.