A posse de Marcelo Tadeu Pitta Domingues como secretário de Segurança Pública de Canoas foi oficializada na manhã desta terça-feira (9), na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP). A portaria de nomeação foi assinada pelo prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques, durante o ato realizado nas dependências do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).
O tenente-coronel da reserva da Brigada Militar (BM), de 57 anos, esteve à frente do cargo como titular entre março de 2022 a março de 2023. Antes disso, entre janeiro e março de 2021, foi adjunto da pasta. “É uma honra retornar à secretaria e é minha obrigação agora retomar muitas das políticas públicas que ficaram para trás. Uma delas é o cercamento eletrônico e monitoramento, um anseio pelo qual já tivemos reunião do projeto RS Seguro. Canoas era modelo nisso e hoje, não é mais”, disse em seu discurso de posse.
As ações integradas de órgãos de segurança no município também estarão entre as bandeiras do trabalho da SMSP. “Os índices de Canoas são bons e agora pretendemos melhorá-los, especialmente com a volta das operações integradas da Guarda Municipal em conjunto com a Brigada Militar, Polícia Civil e outros órgãos de segurança afins”, reforça Pitta.
O prefeito Dr. Nedy ainda confirmou os nomes do delegado Fernando Edison Domingues Soares, como secretário adjunto da SMSP, e de João Alfredo Oliveira de Oliveira, no posto de diretor da GM de Canoas. “Eu quero depositar a minha palavra e a do Pitta perante os cidadãos de bem da nossa cidade e das autoridades que estão aqui. Nós temos um compromisso moral de daqui para frente, levantar a cabeça e dizer aos trabalhadores: vocês terão o dinheiro público investido naquilo que a sociedade realmente precisa”, disse.
A cerimônia teve ainda a participação do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Oliveira, representantes de órgãos de segurança, secretários e demais autoridades políticas.
Secretário Marcelo Pitta
Natural de Porto Alegre, Pitta ingressou na Brigada Militar em 1985, sendo promovido a tenente-coronel no ano de 2013. É formado no Curso Superior de Oficiais, bacharel em Ciências Militares – área de Defesa Social, pela Academia de Polícia Militar.
O chefe da Segurança Pública canoense ainda possui especialização em políticas e gestão de segurança pública, administração policial militar, policiamento ostensivo, gerenciamento de crise, negociação de reféns e prevenção do uso de drogas. Também é instrutor de direitos humanos e direito internacional humanitário, pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Em sua trajetória também foi diretor da Penitenciária Estadual do Jacuí, Comandante do 20º, 26º e 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Comandante do Batalhão de Polícia da Guarda, chefe da Seção Operações e Instruções do Estado Maior da BM.
Texto: Fábio Radke
Edição: Valéria Deluca