Os jogos da modalidade de basquete da Competição Escolar Canoense (Ceca) 2023 mobilizam os estudantes nesta semana. As disputas, iniciadas na terça (17), com os jogos masculinos, serão encerradas na quinta-feira (19).
Nesta quarta-feira (18), ocorreram os jogos da categoria pré-mirim feminina, onde meninas de 10 e 11 anos demonstraram muita empolgação e alegria. “Eu gosto bastante do Ceca, é muito legal vir aqui competir. Eu gosto quando a gente ganha, fico brava quando a gente perde, mas está tudo bem, faz parte do jogo. Também é legal encontrar as meninas de outras escolas, poder conversar com elas e me divertir”, destacou Daniele Braga, 11 anos, aluna da EMEF Jacob Longoni.
Para a professora de educação física Caroline Maciel, da EMEF João Palma da Silva, a competição é essencial para os alunos conhecerem o universo esportivo por outra perspectiva. “Pra mim é uma felicidade participar do Ceca porque eu já participei como aluna e é uma honra poder trazer as meninas pra cá. Eu faço todo e qualquer esforço. São experiências e amizades novas, participam de disputas oficiais, quadras e materiais, saem e conhecem um ambiente diferente”, afirmou.
Sobre o Ceca
O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), por meio da Diretoria de Esporte Educacional. As disputas acontecem até novembro, mobilizando estudantes das redes municipal, estadual e particular.
A Competição Escolar Canoense busca oportunizar a atividade competitiva em âmbito escolar e a revelação de talentos com potencial esportivo, além de proporcionar situações para educação e integração entre alunos através do esporte. O evento conta com as modalidades de judô, atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, xadrez, voleibol, skate e hóquei. A novidade deste ano foi a inclusão das categorias de ginástica rítmica e artística.
Texto: Marina Staudt
Edição: Carina Jung