Motoboys são recebidos na Prefeitura e fazem pedidos de melhorias no trânsito

Clique para ouvir esta notícia

O prefeito de Canoas, Airton Souza, recebeu na tarde desta quinta-feira (6) demandas de motoboys que trabalham na cidade. Cerca de 50 profissionais estiveram na prefeitura e foram recebidos pelo prefeito e pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses. Uma das demandas, a criação de pontos de descanso para os motoboys, será atendida com a implementação de dois espaços na cidade.

Os motoboys pedem melhorias na sinalização de trânsito na cidade, com a implementação da faixa azul, uma espécie de faixa preferencial para motocicletas; e bolsões para motos junto aos semáforos. Além disso, os profissionais também solicitaram o oferecimento, pela prefeitura, de curso de capacitação e mudanças na forma de abordagem de agentes de trânsito. “Precisamos de melhorias no trânsito, mudanças na atuação da Guarda Municipal e um ponto de apoio para podermos ficar entre as entregas”, resumiu Felipe Bedin Ribeiro, 27, morador do bairro Niterói. “Temos em Canoas uma gurizada muito trabalhadora e a população depende de nós”, defendeu William Silva Mariani, 33, morador do Fátima.

Outro pedido foi a construção de um ponto de apoio onde os motoboys possam descansar, utilizar banheiros e conviver durante as suas jornadas de trabalho. A prefeitura já tem planos de construir dois pontos neste modelo, um na Rua Domingos Martins, no Centro, e outro próximo ao Canoas Shopping.

O prefeito Airton Souza destacou a importância dos motoboys para a economia e qualidade de vida da cidade e lembrou do trabalho deles durante a pandemia de Covid-19, quando serviços de telentrega em Canoas tiveram um enorme aumento de demanda. Airton ouviu as reivindicações do grupo e disse que a prefeitura estudará como atender às solicitações. “Eu sei da importância do trabalho dos motoboys e queremos dar dignidade a eles. Com diálogo, com respeito, nós vamos resolver os problemas da nossa cidade.”

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses, afirmou que as demandas do grupo que visitou a prefeitura serão avaliadas para que melhorias possam ser implementadas. E afirmou estar sempre interessado em receber as demandas da comunidade. “Os motoboys são a força motora da economia e do trabalho na nossa cidade”, comentou Moyses.

LEIA MAIS

Bairro Fátima recebe primeira Operação Guarda na Área

Os agentes da Guarda Municipal (GM) executaram, na tarde desta quinta-feira (6), a primeira edição da Operação Guarda na Área. O contigente de equipes esteve concentrado na região da Praça Elísio Costa, no bairro Fátima, antes da saída para os pontos mapeados com a circulação em vias como a Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga, Rua Ana Maria e adjacências do Parque Eduardo Gomes. Durante o patrulhamento ostensivo, os guardas identificaram um total de 23 pessoas e adordaram 13 motocicletas e dois automóveis. Uma motocicleta acabou recolhida ao depósito por irregularidades na documentação. A ação contou com apoio de uma equipe de agentes de Trânsito.

O planejamento das ações operacionais são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), com base nos indicadores criminais apurados por meio do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC). Os pontos estratégicos são estipulados a partir das estatisticas levantadas, periodicamente, com as ocorrências registradas nos respectivos bairros. A primeira operação mobilizou cerca de 20 homens com uso de cinco viaturas (quatro da GM e uma do Trânsito) e quatro motocicletas.

“A atividade de hoje marca o pontapé inicial de uma série de operações que vamos realizar, semanalmente, sempre baseadas nos dados do Observatório de Segurança. São fornecidos todos os detalhes da área, a região e o horário das ocorrências. Estamos no bairro Fátima, mediante uma série de situações recentes que andaram acontecendo, como roubos a pedestre e a estabelecimentos comerciais. E a Guarda Municipal (GM) está hoje aqui para reafirmar o nosso compromisso com a segurança e a comunidade”, afirma o diretor da GM, Tailor Moreira.

Importância da iniciativa
A Operação Guarda na Área busca reforçar a sensação de segurança por meio da manutenção da ordem e garantia do cumprimento da lei. Ainda busca reforçar a presença da GM dentro das comunidades promovendo a aproximação da corporação com a comunidade. O secretário da SMSP, Major Alberto Rocha, destaca que a iniciativa busca estreitar a união entre a comunidade e o Poder Público através da presença da GM.

“A Guarda na Área busca repelir a criminalidade e reprimir os criminosos ou aqueles que estejam em situação de ilícito, traficando, furtando, bebendo e importunando, para justamente dar maior sensação de segurança e de tranquilidade para as comunidades. E principalmente para os canoenses que utilizam os parques e praças públicas, que são lugares para famílias e não criminosos”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore