Programa Mais Médicos e rede hospitalar estiveram na pauta de reunião
A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas recebeu, na terça-feira (29), representantes da Superintendência do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul para uma reunião sobre os principais desafios enfrentados pelo Município nas áreas da atenção básica e rede hospitalar.
O encontro foi realizado na sede da Secretaria da Saúde e contou com a presença da superintendente Maria Celeste, acompanhada dos representantes João Luiz Dornelles e Lisandra Flores. Pela gestão municipal, participaram o secretário da Saúde, Marcelo Reis, e os secretários adjuntos Fernanda Varnier, de Atenção Primária, e Gustavo Corrêa, de Gestão Hospitalar.
Durante a reunião, o secretário Marcelo Reis apresentou as dificuldades relacionadas à permanência de profissionais no Programa Mais Médicos, além de problemas na formalização de contratos e na organização dos serviços hospitalares. O diálogo com a equipe do ministério teve como objetivo buscar soluções em conjunto e reforçar o apoio do governo federal na organização e no funcionamento da rede municipal de saúde.
O secretário destacou a importância do contato direto com o ministério: “é fundamental que o governo federal ouça os gestores locais, porque somos nós que lidamos com a ponta todos os dias. A aproximação com o ministério é um passo importante para buscar soluções que realmente atendam as necessidades de Canoas”, afirmou.
A superintendente Maria Celeste reforçou o compromisso da equipe do ministério com o acompanhamento das demandas. “Nosso papel é ouvir, compreender as dificuldades e construir caminhos junto com os municípios. Canoas é uma cidade importante para o sistema de saúde do Estado e merece atenção especial”, destacou.
LEIA MAIS
Emenda parlamentar destina R$ 100 mil para implantes anticoncepcionais

Verba destinada pelo deputado estadual Dr. Thiago Duarte para Canoas incentiva planejamento familiar
Canoas recebeu, na tarde de quarta-feira (31), a notícia do repasse de R$ 100 mil, por meio de emenda parlamentar ao orçamento do Estado, de autoria do deputado estadual Dr. Thiago Duarte, para a viabilização de iniciativas de incentivo do planejamento familiar e prevenção de gestações indesejadas. A entrega da emenda parlamentar foi marcada por um encontro, na Prefeitura
Os recursos serão utilizados para a disponibilização de implantes anticoncepcionais para mulheres canoenses. O objetivo é incentivar o planejamento familiar e a autonomia feminina. O vice-prefeito Rodrigo Busato comandou a reunião na quarta-feira e destacou a importância de iniciativas que resultem em mais qualidade de vida para a população, e também agradeceu o apoio a Canoas e à Região Metropolitana em um período pós-enchente em que as demandas por ações da administração municipal são inúmeras. “Toda ajuda é muito bem-vinda neste momento de reconstrução. Não só a cidade de Canoas, mas também municípios de toda a região estão precisando deste olhar”, disse o vice-prefeito.
Durante o encontro, o deputado estadual Dr. Thiago Duarte reafirmou a importância de Canoas para o sistema de saúde do Rio Grande do Sul e a relevância da iniciativa. “Consideramos importante que a gente pudesse iniciar aqui um projeto de planejamento familiar para evitar a gravidez indesejada”, disse o deputado. “Vai fazer com que as mulheres não tenham filhos que elas não querem ter. Vai ajudar na autonomia das mulheres, principalmente as mais pobres.”
O deputado federal Luiz Carlos Busato também participou da reunião e celebrou o repasse da verba. “A questão da prevenção da gravidez indesejada é importante para as pessoas poderem ter uma vida de qualidade, mais programada”, comentou Busato. “Canoas é um município que pode abraçar essa ideia.”
O chefe de gabinete da Prefeitura de Canoas, Stevan Lopes Vieira, destacou a importância de políticas públicas para o planejamento familiar. “É um assunto tão delicado, que fala do futuro das pessoas. As mulheres beneficiadas vão poder ter um futuro mais organizado e um presente mais equilibrado”, afirmou Vieira. “A gente sabe da carga que é ter filho. Para uma menina que não estudou, que não tem trabalho, a gente sabe o quanto isso dificulta”, completou Neuza Rufatto, única mulher eleita vereadora para o Legislativo canoense, que também prestigiou a reunião. “Me sinto contemplada enquanto mulher.”