Canoas conta agora com a Operação Cidade Limpa, um programa da Prefeitura que busca conscientizar a todos sobre os cuidados com os volumes de lixos gerados pela sociedade. Considerada uma questão de saúde pública e de qualidade de vida, a Administração Municipal promoveu a limpeza simbólica de um espaço público em frente à escola infantil EMEI Nilton Leal, na manhã deste sábado (18), no bairro Harmonia.
O mutirão liderado pelo prefeito Airton Souza, ao lado do vice-prefeito Rodrigo Busato, mobilizou todo o secretariado do primeiro escalão, que também ajudou no recolhimento de resíduos encontrado no terreno e nas imediações.
“O programa visa conscientizar as pessoas a não largar o lixo em locais não adequados, por meio do descarte irregular. Queremos dar o exemplo e por isso estamos aqui nesse mutirão, junto com os secretários, para conscientizar toda a população. A Prefeitura vai fazer a sua parte e contamos com vocês”, disse o prefeito Airton.
O secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria de Canoas, Sérgio Giugno, afirma que uma das funções de sua pasta é o recolhimento de resíduos na cidade, tanto o lixo domiciliar por meio da coleta assim como o descarte irregular.
“A ideia que se tem hoje é de mudar essa cultura que existe em Canoas, como se observa, onde as pessoas jogam lixo, até usando caminhões, nos terrenos baldios em vários lugares da cidade. Isso traz um custo de aproximadamente um milhão por mês para poder fazer esse tipo de limpeza. A mudança vem com a conscientização da população e também com a questão de sanções”, acrescenta.
Em Canoas, o descarte irregular é considerado crime e as autuações em flagrante, por parte dos fiscais da Prefeitura, são passíveis de multas que podem passar de R$ 1.200,00.
Além da coleta seletiva no município, os canoenses ainda possuem à disposição cinco ecopontos que recebem restos de obras, móveis, resíduos de podas, pneus, metais, eletroeletrônicos e óleo de cozinha.
O enfrentamento a prática de descarte irregular de resíduos pode contar com o apoio dos moradores. A população pode entrar em contato com a Prefeitura para denunciar prática e até mesmo enviar fotografias e anotar placas dos veículos que despejam lixo em terrenos baldios, privados ou públicos, assim como em passeios ou leitos de ruas da cidade.
As denúncias podem ser feitas para a Guarda Municipal no telefone (51) 3425 7643 ou através da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Prefeitura no 0800 5101234, assim como pelo WhatsApp (51) 982551530.