Com o objetivo de diminuir a fila de espera para castração de gatos, e dando agilidade aos atendimentos, um mutirão foi promovido pela Secretaria de Bem-Estar Animal (SMEA). Neste sábado (17), foram 50 gatos, entre machos e fêmeas, que passaram pela cirurgia. O procedimento foi previamente agendado, a partir de inscrições realizadas pelos tutores nas subprefeituras, dos cinco quadrantes da cidade. “Este foi o primeiro de fevereiro e a ideia é que ocorram dois mutirões por mês”, ressalta o secretário de Bem Estar Animal, Paulo Facio.
O veterinário, Roberto Soller Milani explica que o procedimento tem o intuito de reduzir a população a longo prazo e fazer com que fiquem mais tranquilos dentro de casa, evitando brigas entre eles. “Também é importante para evitar problemas futuros de saúde, como tumores de mamas que são bastante comuns em animais não castrados”, destaca ele.
MiniZoo de Canoas realiza soltura de Falcão Quiriquiri
Após um período de reabilitação e tratamento, uma fêmea de Falcão Quiriquiri, atendida pelo MiniZoo de Canoas, retornou à natureza. A ação de soltura foi realizada no sábado (17). “A ave passou por um implante de penas, procedimento importante para diminuir o seu tempo de reabilitação na instituição. Agora, está apta para voar e portanto voltar ao seu habitat natural”, ressalta a veterinária do Zôo de Canoas, Ana Paula Morel.
MiniZoo
O Zoológico Municipal de Canoas, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, prioriza a reabilitação e a devolução dos animais silvestres para a natureza. Muitas vezes, eles não têm condições de retornar para seu habitat natural e precisam permanecer no espaço. No caso de encontrar animais silvestres feridos ou em risco, contate a equipe para mais orientações pelo fone/WhatsApp: (51) 99787-1078.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Valéria Deluca