Nedy | Assumi com o foco em “servir às pessoas, e não em me servir”

Clique para ouvir esta notícia

O Notícias da Aldeia foi conversar com o Prefeito em Exercício Nedy de Vargas Marques, em meio a mais uma mudança de comendo no Paço Municipal de Canoas. O sucedâneo já chegou declarando que prega paz e união em prol de melhorar a vida dos canoenses e deixou uma mensagem bem clara para a população.

“Assumo a prefeitura com humildade e comprometimento, consciente dos desafios que temos pela frente. Mas, tenho certeza que, juntos, com honestidade, união e muito trabalho, temos condições de melhorar a vida na nossa cidade”.

Fizemos alguns questionamentos importantes para o Sucedâneo e, também, pedimos que ele detalhasse as 15 medidas propostas no momento em que reassumiu o governo, vejam o que ele falou.

O senhor fala em desesperança e descrença com a classe política dos canoenses, o que pretende fazer, agora que é prefeito, para mudar essa realidade?

Não é segredo para ninguém que a nossa cidade vem enfrentando seguidas turbulências por conta de desvios de conduta, que geraram três afastamentos do prefeito. Isso causa na população uma descrença e uma desesperança na classe política. E a mudança tem que começar por quem está no poder. O governante tem que dar o bom exemplo. Tem que trabalhar com honestidade, seguindo as leis e sempre focado em reduzir as dificuldades sociais. Portanto, é desta forma que quero conduzir os rumos da nossa cidade como prefeito, com foco em servir às pessoas, e não em me servir.

Em uma disputa política sem precedentes na história de Canoas, não seria a hora de pregar a união de todos em prol da sofrida população?

Com certeza, a união faz a força, já dizia a expressão popular. Quando tomei posse como prefeito, pedi o apoio dos vereadores e da população para que possamos mudar o rumo da nossa cidade. Porque, se cada um remar para um lado, tudo fica mais difícil. Eu sempre estarei aberto a trabalhar lado a lado com quem tiver o mesmo objetivo que eu, que é melhorar a vida dos canoenses.

O senhor assume falando, mais uma vez, falando em garantir a todos que a legalidade, a honestidade e o zelo pelo dinheiro público na gestão, o que fará de concreto quanto a isso?

Quando assumi como prefeito em exercício pela primeira vez, o meu objetivo foi mudar a mentalidade de alguns setores da Prefeitura. Tanto que criei a Secretaria de Licitações e determinei que todos os processos de contratação sejam feitos por meio de licitação, evitando as contratações ditas emergenciais, sem licitação. Porque é aí que mora o desvio de dinheiro. Então, vou trabalhar com os profissionais técnicos para criar processos de fiscalização ainda mais rígidos na Prefeitura para evitar corrupção. Isso vai redundar no zelo e na melhor aplicação dos recursos públicos.

Como ficará a situação da Sogal, agora que foi prorrogada a concessão por um ano e podendo ser estendida por mais um, sabe-se que a empresa adquiriu 25 novos ônibus (seminovos) para melhoraria da frota. Qual a atenção que o executivo dará para este tema delicado em Canoas?

A questão do transporte é prioridade. Infelizmente, assumimos a Prefeitura de mãos atadas, com uma renovação já engatilhada. Parece que não houve interesse do prefeito afastado de fazer uma licitação. Então, vamos monitorar de perto o trabalho da Sogal, cobrando melhorias e fiscalizando o cumprimento do contrato. Ao mesmo tempo, vamos preparando a prometida licitação, que deve refletir em uma melhora no atendimento aos canoenses.

Por fim, especifique e explique mais as 15 primeiras ações do seu novo Governo:

  • Nomear uma equipe competente, com experiência e de confiança.

Um governo não pode servir de cabide de emprego ou ser movido por interesses políticos. A base de um governo eficiente é ter gente competente trabalhando para melhorar a vida na cidade. É o que quero ter no meu governo.

  • Determinar uma auditoria interna na Prefeitura para avaliar finanças, projetos e ações em andamento, além de contratos e convênios.

Qualquer governante que assuma tem que saber como está a situação atual para planejar o que será feito e como será feito. Esse é o nosso foco. Por isso, estamos montando equipes técnicas para fazer varreduras em várias áreas.

  • Fazer um pente-fino na Saúde, para compreender os problemas que são enfrentados e o prejuízo dos últimos oito meses.

A saúde é o calcanhar de Aquiles da nossa cidade há bastante tempo. Então, não há outro caminho senão investigar as profundas causas desta crise que enfrentamos na saúde. Embora a principal causa já seja de conhecimento público: o desvio de recursos já apontados pelo Ministério Público.

  • Implementar um plano de melhoria dos serviços públicos, que estão muito aquém do que os canoenses merecem.

Determinei às nossas equipes técnicas que organizem um plano para melhorar os serviços que a prefeitura oferece à população. A auditoria e o pente-fino vão nos ajudar nesse processo.

  • Retomar o projeto Mutirão de Cirurgias e trabalhar para melhorar o atendimento nas nossas unidades de saúde.

Na outra oportunidade em que estive como prefeito, reuni diversas emendas parlamentares que estavam disponíveis e recursos próprios da Prefeitura e lançamos o Mutirão de Cirurgias. Eu quero retomar esse importante projeto para zerar a fila. Outra coisa que precisamos melhorar é o atendimento das Unidades de Saúde. O próximo nome a presidir a Fundação da Saúde terá esse desafio estipulado.

  • Ampliar as ações da nossa Guarda Municipal e a parceria com as forças de segurança.

A Guarda Municipal tem um efetivo limitado, é verdade, mas com estratégia, análise de indicadores e alinhamento com a Brigada e Polícia Civil vamos garantir mais segurança para a população.

  • Realizar licitação para o Hospital Universitário de Canoas (HU) e para o transporte público municipal.

Licitação é fundamental para garantir a legalidade dos processos, evitar corrupção e proporcionar um serviço melhor prestado para a população. Essa é uma diretriz fundamental do meu governo. E vamos cumpri-la.

  • Atrair investimentos públicos e privados para obras de infraestrutura.

Vamos trabalhar com nossos deputados e senadores gaúchos e o governo federal, além de empresários, para destravar obras importantes para a nossa cidade. Investir em infraestrutura é preparar o terreno para o desenvolvimento.

  • Criar força-tarefa para intensificar a limpeza e manutenção da nossa cidade.

Canoas precisa ser uma cidade mais limpa. Isso é inegável. É verdade que temos que combater o descarte irregular de lixo, mas a Prefeitura precisa fazer a sua parte, com gestão e muito trabalho.

  • Fortalecer as medidas de proteção contra temporais, com a revisão de todas as casas de bombas e o sistema de drenagem.

Em tempos de mudanças climáticas tão severas, o monitoramento do clima e a revisão das casas de bombas e do sistema de drenagem como um todo precisam ser frequentes para evitar alagamentos e demais prejuízos à população.

  • Buscar melhorias nas escolas, que beneficiem a vida de professores, estudantes e da comunidade escolar

Melhorar a educação é um desafio que não se resolve da noite para o dia. Mas o processo tem que começar. E garantir melhorias nas escolas para beneficiar toda a comunidade é um pilar importante.

  • Aumentar a participação da população nas decisões da prefeitura. Sem politicagem e enganação.

As ferramentas de participação popular precisam servir para incluir a população nas decisões da prefeitura em uma gestão compartilhada. Não pode servir apenas para buscar voto e sem resolver os problemas.

  • Criar mecanismos para fortalecer a fiscalização dos gastos, evitando corrupção e zelando pelos recursos públicos.

A Secretaria de Licitações foi uma das medidas que adotamos. A criação de novos departamentos da Controladoria-Geral do Município foi outra. Vamos buscar novas alternativas para este fim.

  • Criar mutirão para iluminar a cidade, com a modernização da iluminação pública.

Canoas precisa ser uma cidade mais iluminada. E isso também converge com a segurança pública. Através de licitação, contratamos uma empresa para modernizar a iluminação pública e vamos intensificar esse trabalho.

  • Aumentar a fiscalização do contrato com a Corsan/Aegea.

O contrato precisa ser melhor fiscalizado para que a Prefeitura tenha ciência de todas as intervenções que serão feitas e eventuais prejuízos causados à população. Não podemos permitir, por exemplo, que as obras destruam as vias da cidade, como aconteceu no bairro Niterói. A falta de água também é um problema frequente que precisa ser acompanhado de perto.

Juarez Hoy, o homem do governo na Câmara de Vereadores

Conhecido por ações e opiniões fortes, o novo líder do Governo na Câmara de Vereadores é Juares Hoy, vamos ver o que ele nos disse em um pequeno pinga-fogo:

Qual será sua principal função na Câmara de agora em diante?

A função do Líder do governo é ter os projetos do governo e de interesse a cidade para sempre dialogar com todos os vereadores!

O Prefeito Interino falou em buscar todos os atos de corrupção no governo e convocou todos os vereadores para atuarem juntos em uma sindicância sem clemência, quais as ações concretas para isso no Legislativo?

A função da Câmara será sempre pela transparência e lisura de todos os atos do governo e do própria Legislativo.

Existe a possibilidade de a Câmara abrir um processo de cassação do prefeito afastado Jairo Jorge?

Não tem como analisar a questão de, nesse momento, abrir processo de cassação do prefeito afastado. Mas tudo será analisado pela Câmara.

Durante quase todo o mandato Jairo/Nedy o senhor foi oposição, como se sente na função de estar, finalmente, na base de governo?

Me sinto bem como líder do governo do Dr. Nedy, com quem tenho amizade desde 1983.

E o diálogo com os colegas, como será? Afinal sabemos de suas opiniões fortes e que nem sempre agradam aos seus parceiros.

Fui líder por dois anos do Governo Busato e sempre mantive um ótimo diálogo e será sempre assim.

E o Juares Hoy, quais suas pretensões políticas para 2024mprefeitura ou vereança?

Minhas pretensões políticas serão discutidas com meus apoiadores a partir de março de 2024

 QUEM JÁ ESTÁ NO GOVERNO NEDY

Chefia de Gabinete: Pollyana Perinazzo

Secretaria de Relações Institucionais: Abmael Oliveira

Secretaria de Administração: Aline Pagot

Secretaria da Fazenda: Davi Luis Siqueira

Escritório de Comunicação: Leonardo Souza

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Marcus Vinícius, o Quinho

Escritório de Mobilização: Jefferson Lourenço

Secretaria de Assistência Social: Luisa Camargo

Secretário de Bem-Estar Animal: Gabriel Souza

Procuradoria-Geral do Município: Camia Buraldi

Secretaria de Obras: Marco Antônio Oliveira, o Caco

Secretaria de Segurança: Marcelo Pitta (ele acumula a função de chefe do Escritório de Resiliência Climática, o EClima)

Secretaria de Educação: Leany de Conti

Interinos

CanoasTech: Marcelo Schunk (servidor)

Secretaria de Relações Institucionais: Valéria Olinda (servidora)

Escritório de Projetos: Maurício Rocha (servidor)

Secretaria de Habitação: Fábio Fonseca (servidor)

Secretaria de Transporte: Leandro Rodrigues Machado (servidor)

Secretaria de Serviços Urbanos: André Oliveira de Souza (servidor)

Secretaria de Meio Ambiente: Luiz Gustavo Rabaioli (servidor)

Secretaria de Cultura: Márcia Ferrer (servidora)

Secretarias, subprefeituras e chefias ainda sem indicação

Secretaria da Saúde

Secretaria de Gestão Hospitalar

Escritório de Gestão

Controladoria-Geral do Município

Secretaria de Licitações e Contratos

Secretaria de Esporte e Lazer

CanoasPrev

Fundação Municipal de Saúde

Subprefeitura do Centro

Subprefeitura Nordeste

Subprefeitura Sudoeste

Subprefeitura Noroeste

Subprefeitura Sudeste

Coordenadoria da Diversidade

Coordenadoria da Mulher

Coordenadoria da Igualdade Racial

Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social

Coordenadoria da Juventude

Coordenadoria da Pessoa Idosa

Coordenadoria de Relações Comunitárias

4 Respostas

  1. No meu entendimento a fiscalização em todos os setores sempre será uma ferramenta que deixa todas as ações transparente.
    Não adianta criar leis se não tiver o setor de ficalização sobre a lei criada , a concorrência dos criadores de leis da casa legislativa de Canoas ( É) grande.
    Por isso fica aqui a minha sugestão ter fiscalizadores comprometidos com a população Canoense pagadora de impostos .

  2. Prefeito, não entregue a saúde para pessoas despreparadas, sem competência para gerir o maior pepino de Canoas. A Secretaria Extraordinária de Gestão Hospitalar não resolveu os problemas dos hospitais, pelo contrário, só serviu para acomodar mais CCs, aumentando a folha do funcionalismo público.

  3. A gestão da Saúde em Canoas piorou com a criação da Secretaria Extraordinária de Gestão Hospitalar. Secretaria que só aumentou a folha do funcionalismo público e não resolveu os problemas dos hospitais. A extinta Diretoria de Gestão Hospitalar da SMS geria com muito mais competência os hospitais e UPAs da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore