Sempre que me aperto em informações recorro ao meu amigo querido, e pessoal, Rodrigo Becker. Com ele não tem errada, nossa parceria é algo legal e de crescimento para os dois, com isso gerando informações para a população canoense. Hoje recorro novamente, comentarei o seu artigo no blog Seguinte, como sempre muito bem fundamentado.
Ontem (18), quando o vice-prefeito Nedy de Varga Marques deixou o Hospital São Francisco, em Porto Alegre, ele deu a seguinte declaração:
“Com alegria no coração e gratidão pela saúde recuperada, estou pronto para voltar e trabalhar pelo futuro de Canoas. Amanhã é o dia de assumir como prefeito, e conto com o apoio de todos vocês nessa jornada”!
Após fomos informados pela sua assessoria, que a posse seria hoje (19) no Paço Municipal, às 11 horas, com a notícia divulgada gerou-se uma discussão, se seria posse ou transmissão de cargo, poderia isso ser mais uma artimanha para retardar o retorno do Sucedâneo ao cargo, seu por direito?
Então recorremos à explicação do Becker:
A DIFERENÇA ENTRE POSSE E TRANSMISSÃO
Nada é dito oficialmente, mas o blog apurou haver uma discussão interna entre pessoas ligadas ao atual governo de que Cris Moraes deve estar presente para que Nedy seja investido como prefeito. Não se trataria, portanto, de uma ‘posse’, mas de uma ‘transmissão de cargo’. A grosso modo, posse é o que acontece quando os candidatos eleitos nas urnas se apresentam à Câmara de Vereadores para assumirem o comando da cidade, no caso do prefeito e vice. Transmissão de cargo, ao contrário, é um procedimento administrativo que acontece na linha sucessória definida pela Lei Orgânica — no caso de Canoas, do prefeito para o vice, depois o presidente da Câmara, depois o procurador do município e, por fim, o juiz ou juíza diretor do Fórum.
No caso da transmissão, seria preciso que o detentor da função a ‘transmita’ para o sucessor.
Cris assumiu no dia 24 de novembro a partir de uma decisão judicial que determinou o afastamento do prefeito Jairo Jorge. Como vice, Nedy, estava no hospital, não pode ascender ao cargo remotamente. Agora, com Cris em Brasília, Nedy poderia reivindicar sumariamente a função de prefeito? (Blog Seguinte/Rodrigo Becker)
NEDY ESTARÁ NO PAÇO MUNICIPAL
Sabe-se que o Sucedâneo, precavido que é, conversou com os edis do legislativo canoense. Dois deles são Márcio Freitas (Avante) e o presidente da Câmara interino, Gilson Oliveira. O assunto da pauta foram os trâmites da posse ou transmissão de cargo.
De qualquer forma os primeiros nomes já foram anunciados, são: Abmael Oliveira e Pollyana Perinazzo, já indicados pelo vice para as funções de Secretário de Relações Institucionais e chefe de Gabinete, passaram a tarde na Câmara em conversas políticas sobre a composição da base da nova gestão.
Nedy e sua equipe, parecem não ter a mesma pressa que teve o prefeito Jairo Jorge quando reassumiu seu governo, eles não irão sair demitindo todo mundo de uma só vez. Nedy quer tempo para conversar com os vereadores e ampliar sua base, com isso cautela e canja de galinha é importante, o Sucedâneo sabe disso. Afinal, ele já foi vereador durante anos, inclusive sendo presidente da Câmara por várias vezes.
Outros nomes já confirmados são: DJ Cabeção na subprefeitura do Rio Branco e Luis Davi Siqueira reassume o comando da Secretaria da Fazenda. Existem dúvidas na Saúde e na Educação, onde Beth Colombo faz um trabalho de pacificação na rede. Ela já trabalhou com Nedy e com JJ e o Republicanos, seu partido, deve permanecer no governo caso seja convidado a isso; o nome dela na pasta, no entanto, pode ser objeto de negociação.
3 Respostas
Canoas está um caos. A saúde da cidade foi destruída. Torço para Nedy dar um jeito. Força!
É uma ganância, tiveram que forçar alta do vice prefeito para ele assumir, tudo pelo poder.
Bete Colombo fazendo um trabalho de pacificação na educação??? Discordo.