Níveis da cheia começam a baixar nas áreas afetadas

Clique para ouvir esta notícia

Os níveis da cheia da bacia do Rio dos Sinos e do Rio Gravataí começaram a baixar desde o final de semana. Em vistoria rotineira da Defesa Civil de Canoas, na manhã desta segunda-feira (27), os agentes já encontraram moradores acessando suas residências. O número de pessoas fora de casa também caiu significativamente, de 173 pessoas para 32, no período.

De acordo com o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), em todos os locais atingidos, os volumes diminuíram desde o fim da tarde de sexta-feira (24). Apenas restam áreas da Praia do Paquetá e da rua da Barca com residências alagadas. A Defesa Civil já está mobilizada para a realização de ações humanitárias nesta semana em auxílio aos canoenses afetados.

“A região do Paquetá já está com a via de acesso liberada e com possibilidade de ingresso em algumas casas. Nas margens da BR-448, o pessoal já voltou também, na rua da Barca permanecem quatro pessoas no viaduto e na Berto Círio e Hermes da Fonseca também baixou a água. Somente alguns moradores da Fazendinha seguem no ginásio da escola Thiago Würth. Não há mais ninguém no salão da Paróquia no bairro São Luís”, resume o secretário adjunto do Eclima e coordenador da Defesa Civil, Igor Sousa.

Os altos volumes de chuva no mês de novembro resultaram em diversos transtornos na cidade. Segundo balanço da Defesa Civil, a inundação afetou 450 residências, o que corresponde a cerca de 1,8 mil canoenses afetados. Na manhã desta segunda, somente 32 desalojados ainda recebiam algum tipo de assistência da Prefeitura. Deste total, 28 pessoas seguiam no ginásio da Escola Thiago Würth e outras quatro optaram por ainda permanecer instalados no viaduto da BR-448.

Com o transbordo dos rios Gravataí e do Sinos, as regiões mais afetadas foram as áreas ribeirinhas da Praia do Paquetá, rua da Barca e Fazendinha, no bairro Mato Grande; ruas Berto Círio e Onofre Pires, no São Luís; rua Hermes da Fonseca, no bairro Rio Branco; e a rua General Sebastião Barreto, no bairro Niterói.

 

Canoas envia 10 mil peças de roupas para a APAE de São Sebastião do Caí

O Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas, por meio da Defesa Civil, realizou a doação de 10 mil peças de roupas para a APAE de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí. A entidade caiense está encabeçando mobilizações em apoio às pessoas flageladas do município atingido pelas fortes chuvas e a cheia do Rio Caí. Ao todo, a Prefeitura canoense já destinou mais de 40 toneladas de peças de vestuário para cidades necessitadas de ajuda.

Os itens direcionados fazem parte das arrecadações obtidas por meio da edição deste ano da Campanha do Agasalho. A entrega das peças aconteceu na tarde de segunda-feira (27), na sede da APAE. As doações agora serão direcionadas durante os atendimentos às famílias atingidas e aos alunos que necessitarem.

A ação solidária é a quarta entrega de agasalhos voltados às pessoas afetadas por eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. Até o momento, Canoas já ajudou o Vale do Taquari em duas ocasiões, com o total de 40 toneladas de roupas, e também destinou 20 mil peças para a cidade de Tavares, no sul do Estado.

 

Última semana de novembro terá chance de chuva e calor

A última semana de novembro será marcada pela possibilidade de pancadas de chuva e pela sensação de abafamento. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o tempo volta a ficar instável já na terça-feira (28). Em alguns pontos isolados, as precipitações podem ser fortes, com rajadas de ventos e acompanhadas de trovoadas. 

As previsões meteorológicas indicam chances de pancadas pontuais na quarta (29) e quinta-feira (30). Ainda segundo o Eclima, as temperaturas voltam a ter uma alta significativa no último dia do mês, quando os termômetros chegam aos 31ºC na cidade. As marcas aumentam ainda mais na sexta-feira, primeiro dia de dezembro, com máxima de 35ºC. Os índices de radiação ultravioleta serão altos nesses dias, por isso a importância da utilização de filtro solar.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira (28) – O tempo fica instável. A presença de nuvens provocam chuva no decorrer do dia. Não estão descartadas pancadas localmente fortes com trovoadas. Mínima de 20ºC e máxima de 25ºC.

Quarta-feira (29) – Sol aparece com nuvens, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade, com chance de chuva isolada e passageira. Mínima de 19ºC e máxima de 31ºC.

Quinta-feira (30) – O sol novamente aparece entre nuvens, mas novos períodos de nebulosidade podem trazer chuva localizada e passageira. Mínima de 20ºC e máxima de 31ºC. A temperatura elevada causa calor e deixa o ar abafado.

Sexta-feira (1°) – O dia será ensolarado e quente na cidade. O sol brilha forte desde cedo, e a temperatura já deve superar os 30ºC ainda pela manhã. Mínima de 22ºC e máxima de 35ºC.

Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore