No dia do Cinema Gaúcho, conheça projetos de produtoras do RS que mostram a efervescência do setor audiovisual um ano após as enchentes que assolaram o estado

Clique para ouvir esta notícia

Câmeras voltam a rodar, luzes se acendem novamente em sets de filmagem e os gritos de “Ação!” ressoam outra vez pelos diferentes cantos do Rio Grande do Sul. Após as devastadoras enchentes que assolaram o estado em 2024, o setor audiovisual gaúcho enfrenta um momento de reconstrução e renascimento. Há quase um ano, em abril de 2024, a tragédia afetou profundamente toda a cadeia produtiva das artes e da criatividade no estado, deixando estúdios inundados, equipamentos destruídos e produções interrompidas.
No entanto, em uma mostra de resiliência e capacidade de reinvenção, as atividades do setor audiovisual gaúcho têm sido gradualmente retomadas. Produtoras locais têm se reorganizado, e iniciativas colaborativas entre profissionais do setor emergem como resposta à crise, com mutirões para recuperação de espaços e compartilhamento de infraestrutura.
RS Fantástico é um ecossistema de inovação audiovisual para games, animações e filmes de gênero que busca justamente unir esforços para fomentar toda a cadeia produtiva do setor no Rio Grande do Sul, que surgiu justamente para apoiar as empresas de audiovisual gaúchas em seu processo de retomada. Os profissionais e empresas que integram a iniciativa estão com uma série de projetos em andamento, mostrando a vitalidade do setor audiovisual gaúcho.
O Ecossistema RS Fantástico é financiado por meio de recursos do Edital Ecossistema Regional de Audiovisual /LPG nº 13/2023, realizado pelo IECINE- – Instituto Estadual de Cinema e pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – SEDAC/RS em parceria com a SICT.
Conheça, abaixo, sete produções gaúchas apoiadas pelo RS Fantástico que estão em desenvolvimento atualmente:
Pesquisa de doutorado em Processos e Manifestações Culturais

(Milena Cherutti – Universidade Feevale)

Crédito: Milena Cherutti_Universidade Feevale

A pesquisadora Milena Cherutti realiza uma imersão acadêmica na Università di Bologna, na Itália, de 19 de março a 18 de abril, para investigar o modelo de clusters criativos adotado na região da Emilia-Romagna. Sua pesquisa tem como foco o Clust-ER Create, um ecossistema colaborativo que reúne empresas, governo, universidades e sociedade civil para fomentar inovação e desenvolvimento econômico no setor criativo. A missão internacional reforça a participação do Rio Grande do Sul em redes globais de inovação, representando, também, o RS Fantástico, Cluster GameRS e ADJogosRS e trará insights estratégicos para fortalecer políticas públicas e modelos de governança que impulsionem clusters criativos no Brasil.

 

“Coração Reverso”

(Modus Produtora e pH7 Filmes)

Crédito: Coração Reverso / Modus Produtora e pH7 Filmes

Longa de ficção, o drama fantástico foi dirigido por Cris Reque e tem financiamento do Fumproarte, da Prefeitura de Porto Alegre, com a Ancine/BRDE/FSA. Drama fantástico, a obra foi toda filmada em Porto Alegre no final de 2024, com Gabriela Carniel e Viridiana nos papéis principais. O filme é embalado pelo rock de bandas gaúchas alternativas, como Viana Moog, Motorcavera, The Plastic Dream e Os Replicantes, além da trilha original composta por Viridiana, que estreia como atriz no longa. Na trama, Laura é uma jovem dividida entre assumir sua paixão pelo rock e seguir os negócios na confeitaria da família, afetada pela enchente. Junto da amiga Rafa, ela entra para a banda Garotas Esquecidas. Insegura entre seu desejo e suas obrigações, Laura experimenta uma meditação que permite fazer viagens ao futuro. Porém, a cada descoberta, ela precisará agir rápido para evitar que sua vida se transforme em um pesadelo sem volta. A previsão é que CORAÇÃO REVERSO esteja pronto para inscrição em festivais a partir de junho deste ano, e as produtoras seguem a busca de recursos para o lançamento nos cinemas em 2026.

 

“O Centésimo Macaco”

(Praça de Filmes)

Crédito: O Centésimo Macaco / Praça de Filmes

O piloto da série “O Centésimo Macaco”, com direção de Maurício Borges de Medeiros e produção executiva de Fernanda Kern, será lançado no final de março. Após pré-estreia em dezembro de 2024 e exibição no projeto Rodacine, o piloto de 45 minutos será apresentado à equipe e elenco, na cidade de Novo Hamburgo e na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. O projeto pretende circular por rodadas de negócios e festivais. A Praça de Filmes também está em preparação para filmar o teaser de divulgação do longa “Noia 4 Estações”, suspense psicológico com roteiro de Maurício Borges de Medeiros, fruto do edital de desenvolvimento da LPG de Novo Hamburgo.

“A Invenção”

(Estúdio Magnólia)

Em março acontece o lançamento do curta-metragem “A Invenção”, contemplado pelo edital LPG de Novo Hamburgo. Com direção de André Arteche e produção executiva de Fernanda Kern, o filme, rodado integralmente na Lomba Grande em janeiro de 2025, conta com Artur Manoel de Oliveira e Mani Torres no elenco. Paralelamente, a produtora já começa a pré-produção do curta-metragem “George 8, 46”, projeto dirigido por Maurício Borges de Medeiros e contemplado pela PNAB em Novo Hamburgo no final de 2024. As filmagens estão previstas para o início de junho.
“Nei Van Soria”

(Lágrima de Crocodilo Filmes)

Crédito: Nei Van Soria / Lágrima de Crocodilo Filmes

O longa documental – com previsão de desdobramento para minissérie – entrelaça as trajetórias pública e cotidiana do roqueiro gaúcho Nei Van Soria. A obra, uma coprodução da Fêmea Produção e Age Productions, navega pelos altos e baixos de quatro décadas de cenário musical, desde a infância introspectiva e o aprendizado do instrumento, passando pela efervescência underground dos anos 80 com o Cascavelletes, até as transformações culturais e tecnológicas que desafiam o rock hoje. Uma história sobre persistência, equilíbrio e a coragem de viver pela música e para a música.
 

“Lomba do Pinheiro”

(Colateral Filmes)

Crédito: Lomba do Pinheiro / Colateral Filmes

A linguagem do filme, ambientado na aldeia Kaingang Fag Nhin, caminha entre o documentário e a ficção, flertando com elementos de realismo mágico e horror. Dirigido por Iuri Minfroy, o filme costura a realidade da aldeia e os desafios diários de ser indígena com relatos de avistamentos de um lobisomem que rondaria a comunidade em noites de lua cheia. Uma produção Creep Filmes e Colateral Filmes

“Zombie Roguelike”

(Dojo Maps)

Crédito: Zombie Roguelike / Dojo Maps

Em uma base militar ultrassecreta, experimentos proibidos deram terrivelmente errado e o laboratório foi dominado por criaturas aterrorizantes. Agora, sua missão é lutar para retomar o local e resgatar os cientistas antes que seja tarde demais! Com um estilo Roguelike, cada partida traz desafios imprevisíveis, exigindo estratégia para enfrentar as hordas de zumbis. E a comunidade está embarcando nessa missão com força total! Para viver essa experiência, basta procurar no Fortnite por DojoMaps, ou inserir o código do mapa: 3959-0005-6783. O destino da humanidade está em suas mãos. Será que você e seu esquadrão conseguem impedir essa ameaça?
Para saber mais sobre o RS Fantástico, acesse o link Tree do ecossistema.

Sobre o RS Fantástico
Com foco em filmes, séries, games e animações de conteúdos de gênero e apostando em produtos que visam o entretenimento, o RS Fantástico – Ecossistema de inovação audiovisual para games, animações e filmes de gênero prevê uma série de ações voltadas a aceleração de empresas do setor, promovendo melhorias de gestão, investimento em distribuição, licenciamento, internacionalização e ações de formação cujo objetivo é a abertura de novos mercados. Coordenado pela produtora Bactéria Filmes e considerando as potencialidades das empresas criativas gaúchas, o RS Fantástico chega para promover empresas, serviços e produtos, de forma a possibilitar a abertura de novos mercados, atuação internacional e consolidação de negócios relativos à distribuição e licenciamento de conteúdos gaúchos de nicho. Saiba mais sobre o RS Fantástico neste vídeo de apresentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore