Morreu aos 90 anos de idade de causas naturais, neste 30 de setembro de 2023, Odil Gomes. Ele era colunista de OT e ex-Conselheiro Estadual da Saúde
Colunista de O Timoneiro durante décadas, ex-Conselheiro Estadual da Saúde representando os usuários do SUS e comunitarista, como se denominava, teve uma vida de renúncia e trabalho em busca de políticas públicas que gerassem um atendimento em saúde digno aos brasileiros.
Uma vida de dedicação pela comunidade
Líder de destaque na comunidade, Odil Gomes, desde cedo defendeu os interesses de moradores, participando da fundação de diversas associações de bairro, além de assumir posto de suma importância no Conselho Estadual de Saúde.
Seu trabalho na comunidade foi registrado através das décadas com colaborações permanentes nas páginas do jornal Timoneiro.
Em sua última entrevista ao OT, Odil relembrou a satisfação de quando essa história começou: “quando comecei a trazer algumas coisas para ser publicadas no Timoneiro, para mim, foi algo que caiu do céu. O jornal sempre deu importância aos fatos que acontecem na nossa comunidade”.
A sua principal luta é relativa à urgência na melhoria do atendimento no SUS. Odil Gomes, na década de 1980, foi um dos organizadores do movimento que culminou na criação da União das Associações de Moradores de Canoas (Uamca).
Também teve papel determinante na organização da associação niteroiense Sabetran, depois chamada de Concoban.
Ele deixa dois filhos, três netos e dois bisnetos.
Despedida
O velório será a partir das 7h de domingo, 1º de outubro, e a cerimônia de despedida às 17h, no Cemitério São Vicente, em Canoas.
Fonte Jornal O Timoneiro, Canoas – RS
2 Respostas
Meus sentimentos a família do Sr. Odil, incansável na luta e trabalho pela comunidade.
Grande ser humano simplicidade nas palavras faladas e sinceridade na escritas fará muita falta nas comunidades a qual defendia com a força de uma pessoa honrada e dedicada ao seu trabalho.Meus sentimentos aos Familiares.