Jussara Silveira Conceição, 53, moradora do bairro Estância Velha, encontrou na tecelagem manual inspiração e geração de renda. “Faço costura criativa há anos e estou aprendendo técnicas de macramê. Pretendo criar adereços para conquistar a minha independência financeira”, relatou enquanto participava da Oficina de Macramê, na tarde desta quarta-feira (31), no Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES), no bairro Mathias Velho.
A iniciativa gratuita da Prefeitura de Canoas acontece por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), em parceria com o Fórum Canoense de Economia Solidária. Carla Manini, 61, residente do bairro Mathias Velho, estava aperfeiçoando suas habilidades durante a qualificação. “Estou aprimorando meus conhecimentos e aprendi como fazer suporte para vasos em macramê. Vou produzir para vender e incrementar a minha renda”, declarou motivada.
A capacitação que desenvolve a técnica de tecelagem manual com uso de nós, originalmente usada para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas e toalhas terá abertura de novas turmas em breve. “Vamos ampliar a oportunidade para a comunidade com a abertura de novas vagas. A aula está prevista para ser realizada na segunda quinzena de fevereiro”, adiantou o diretor da Economia Solidária e Apoio ao Cooperativismo da SMDETI, Felipe Nogueira dos Santos. Os interessados podem obter informações nos telefones (51) 3477-2489 e (51) 98255-2130.
Texto: Dayane Mascitti
Edição: Valéria Deluca