Operação Carrasco | Criada comissão para investigar mortes de animais em Canoas

Clique para ouvir esta notícia

Na sessão desta quinta-feira (4), a Câmara Municipal de Canoas aprovou, por unanimidade, a criação de uma Comissão Especial de Acompanhamento Externo. O objetivo é acompanhar a Operação Carrasco, da Polícia Civil, que investiga possíveis crimes na Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, em um caso que chocou a população.

Medidas políticas

O vereador Cris Moraes (PV), foto, foi eleito presidente da comissão, que surgiu a partir de um requerimento assinado por todos os parlamentares. “Essa comissão representa a união do Legislativo em busca de soluções e justiça para os animais”, afirmou Cris durante a sessão, enfatizando o compromisso da Casa Legislativa em esclarecer as denúncias alarmantes.

Apoio à Polícia Civil

Cris também destacou a importância do trabalho da Polícia Civil e anunciou que, junto ao vereador Emílio Neto, apresentará uma moção de apoio aos agentes envolvidos na operação. “Os tempos são outros. Hoje, queremos fazer mais pelos animais, e não aceitar medidas extremas como a eutanásia”, afirmou.

A Operação Carrasco

Deflagrada na manhã desta quinta-feira, a Operação Carrasco investiga, desde abril, práticas de eutanásia irregulares de cães e possíveis crimes de estelionato e maus-tratos, envolvendo a ex-secretária de Bem-Estar Animal de Canoas. A ação da polícia revelou cenas chocantes: cães e gatos mortos encontrados em sacos plásticos dentro de um freezer na sede da secretaria, sendo localizados catorze animais mortos. Além disso, foram apreendidos R$ 100 mil em dinheiro na residência da ex-secretária, localizada na Zona Sul de Porto Alegre. A polícia também localizou gatos colocados em gaiolas muito próximas, misturando animais doentes com saudáveis. A investigação apura um suposto uso da máquina pública para uma matança indiscriminada de animais, para os quais eram solicitadas doações para tratar animais doentes que acabavam por não serem tratados e eram abatidos. A polícia apura por qual razão, em apenas oito meses, aproximadamente duzentos e quarenta animais teriam sido sacrificados. Foram feitas buscas em imóveis da ex Secretária e o celular dela foi apreendido. Ela está sendo investigada por maus tratos e também por estelionato.

 

Versão da investigada

Paula Lopes alegou nas redes sociais que a Polícia “está procurando cabelo em ovo” e que as acusações são “infundadas”. Sustentou que “isso é só mais um reflexo da política” e que seu objetivo vai ser sempre o de ajudar os animais. Prometeu “divulgar as verdades disso tudo assim que possível”

O QUE DIZ A ACUSADA

Posição da Prefeitura

Em nota, foi dito que “A Prefeitura de Canoas recebe com indignação as denúncias realizadas à operação realizada na manhã desta quinta-feira (4). A administração municipal sempre se comprometeu a tratar o cuidado com os animais como prioridade. A Prefeitura reitera que colabora com as investigações e abriu um expediente interno para apurar os fatos com todo o rigor.

Vigilância e Transparência

A nova comissão tem a missão de acompanhar de perto as investigações, dialogar com órgãos competentes e assegurar que, caso as responsabilidades sejam confirmadas, haja uma apuração rigorosa. A atuação do grupo será externa e não interferirá nos procedimentos administrativos já instaurados pela Prefeitura de Canoas.

Um Novo Caminho para os Animais

Além de sua função de vigilância, a comissão se propõe a desenvolver medidas que garantam maior transparência e controle nas ações da Secretaria de Bem-Estar Animal, promovendo políticas públicas que assegurem proteção e cuidados adequados para cães e gatos no município. A primeira reunião da comissão está agendada para os próximos dias, onde serão definidos o plano de trabalho e as diligências iniciais.

*O autor da matéria é advogado, jornalista e colunista do Notícias da Aldeia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore