A Operação Sossego voltou às ruas, na noite desta terça-feira (9), percorrendo os bairros Niterói, Fátima, São José e Guajuviras. Foram abordados 40 condutores. Ao todo, nove motocicletas e quatro bicicletas motorizadas acabaram removidos para um depósito e 42 autuações por infrações de trânsito foram aplicadas. A maior parte das multas está relacionada à prática de remoção do silenciador, o que causa barulho excessivos. Ainda foram recolhidos 10 Certificados de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLVs).
A ação da Prefeitura de Canoas, através das secretarias municipais de Segurança Pública (SMSP) e Transportes e Mobilidade (SMTM), teve o objetivo de combater os populares “rolezinhos”, prática que vem gerando reclamações da comunidade em virtude do ruído alto de motocicletas e ciclomotores.
Alvo principal da ação conjunta, motociclistas imprudentes trafegam com motos sem placa, em alta velocidade, e ainda executam manobras arriscadas, rachas e causam ruídos (com a retirada do silenciador). Agentes da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal (GM) realizaram as abordagens em locais mapeados a partir da colaboração de populares.
“A operação consiste em abordagens em locais estratégicos, com muitas denúncias de fluxo dessas motos barulhentas e bicicletas a motor. Em diversos locais, a guarnição fez contato com moradores que agradeceram a presença das equipes e relataram incidência de infrações de trânsito nas regiões”, explica o diretor da GM de Canoas, João Alfredo de Oliveira.
A comunidade pode contribuir com novas ações estratégicas a partir de denúncias, através dos telefones: 156 da Diretoria de Trânsito e do 153 da Guarda Municipal.
Texto: Fábio Radke
Edição: Valéria Deluca