Prefeito Airton Souza mostra os 100 dias de Governo e acena com manutenção da gratuidade no transporte coletivo

Clique para ouvir esta notícia

Ontem (24), no Paço Municipal, Auditório Sady Schiwitz, o prefeito de Canoas Airton Souza e o vice-prefeito Rodrigo Busato concederam entrevista coletiva, em que apresentaram as realizações dos cem dias de sua gestão. O evento contou com a presença de profissionais dos principais veículos de comunicação da cidade e da região metropolitana. 

Ao Notícias da Aldeia coube a pergunta para o prefeito Airton Souza, sobre a gratuidade na passagem do transporte público de Canoas. Questionamos o mandatário, sobre o aumento de usuários do transporte que passou de 40 mil para 60 mil por dia devido à gratuidade da bilhetagem e o que o governo pretende após o dia 31 de maio, se o subsídio continuará ou não?

Airton respondeu, “se depender da vontade do prefeito de Canoas, nós vamos manter o passe livre para a população”.

O prefeito salientou ser difícil cobrar melhorias da empresa e renovação da frota, com um contrato renovado a cada 12 meses.

Ele explicou aos presentes, “entendo perfeitamente as dificuldades de cobrarmos melhorias no transporte público e exigir novos ônibus com um contrato de somente um ano. Para conseguirmos exigir da empresa que coloque novos coletivos, temos que dar condições para empresa adquirir novos coletivos, para isso é preciso crédito, que a empresa não consegue com renovação do contrato a cada 12 meses, precisaria de um período mais longo, estamos pensando em quatro anos de renovação, nenhum banco concede crédito com contratos de um ano”.

Com esse pensamento, o prefeito Airton Souza pretende levar a discussão ao Legislativo hoje (25), com isso, tentar renovar o contrato antes do final do ano e, aí, sim, poder cobrar as melhorias exigidas para um bom transporte público.

A proposta do Governo Municipal é manter o passe livre até o final do mandato, já que o final da gratuidade, em um primeiro momento, era até o final de maio.

O prazo contratual ainda tem validade por mais 3 anos e 6 meses, não renovar o contrato pelo prazo correto só vai arrastar a situação sem melhorias nenhuma para a população, ou seja, vamos ter que conviver com a empresa até o final do prazo legal de 10 anos, que se encerra em outubro de 2028, sem que ela tenha condições de fazer investimentos por conta da insegurança jurídica do contrato.

É preciso salientar, que uma batalha jurídica entre empresa e Prefeitura vai jogar a discussão para muito além de 2028. Porém, sendo que cumprindo com o contrato, o Executivo ficará livre para poder fazer a tão esperada e desejada licitação do transporte coletivo em Canoas.

Os primeiros cem dias de gestão foram apresentados na entrevista

Uma apresentação no telão sintetizou os primeiros serviços iniciados ou executados nos meses iniciais do governo. As obras nos quatro diques e o Muro da Cassol, além de entregas de moradias, evidenciaram a principal preocupação da Administração, a reconstrução do município após a enchente de 2024. “O que aconteceu em maio passado afetou a cidade em várias áreas, seja na habitação, como na erosão que provocou rede viária e atingiu também todas as nossas escolas”, salientou o prefeito, que informou ir a Brasília na próxima semana assinar junto ao Ministério das Cidades a construção de mais 1,5 mil moradias em Canoas, que se juntarão às mais 6 mil, autorizadas ou em tratativas de autorização.

Fora o evento climático, o principal desafio elencado por Airton Souza foi a saúde e suas demandas. “É um problema gravíssimo e que precisamos encontrar soluções. Estamos dialogando com o Governo do Estado para, por exemplo, tirar o HPS na estrutura do Hospital Nossa Senhora das Graças e levar para o Hospital Universitário enquanto o prédio não ficar pronto”, relatou, destacando que a mudança desafogaria os atendimentos.

Outro assunto importante abordado pelo prefeito, foi um antigo sonho dos canoenses, o Túnel da Domingos Martins, finalmente a obra sairá do papel. O túnel possibilitará a ligação do lado leste com o centro, na Domingos Martins, passando por baixo da BR-116, facilitando o fluxo dos motoristas com a região oeste. Conforme o mandatário, a obra começará no segundo semestre ou, no máximo, no início de 2026. A parceria da obra será com o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que é o responsável pelas vias federais.

O prefeito citou ações de todas as secretarias municipais e subprefeituras, consideradas importantes e do mesmo patamar, como uma engrenagem necessária para o crescimento do terceiro maior município gaúcho. “Não falta entusiasmo, não falta vontade de fazer as coisas acontecerem. Foi um período de entrosamento para todos nós nos conhecermos. Agora, daqui para frente, gente, o bicho vai pegar”, conclamou Airton, que respondeu às perguntas da imprensa em seguida.

Rodrigo Busato, mesmo com as dificuldades que qualquer cidade gaúcha vem passando, projeta momentos promissores adiante. “Depois de uma calamidade, após os problemas já citados aqui, com todas essas entregas, estou muito otimista e, sim, daremos a volta por cima e seremos muito felizes”, enfatizou o vice-prefeito de Canoas.

Durante o evento, a Administração Municipal lançou a Consulta Pública de Prioridades, em que a população poderá apontar os investimentos considerados prioritários. Basta apontar a câmera do celular e acessar o QR code disponível nos canais oficiais da Prefeitura de Canoas ou então clicar aqui neste link e votar.

VEJA A APRESENTAÇÃO DOS 100 DIAS DE GOVERNO

8 Respostas

    1. Roberto, cobre de seus vizinhos, ajude a fiscalizar, fotografe ou filme quando um carro está parado para descarrar lixos em locais indevidos…. a prefeitura já está multando esses indivíduos….

  1. Devia ter vergonha de ser tão incompetente, não fez nada até agora, vem na São Luís ver os buracos.

  2. É lamentável dizer que precisa dar mais 4 anos para essa empresa de transporte lixo de Canoas para comprar ônibus novos estão a 50 anos na cidade a muitos anos com essa frota caindo as pedaços e a prefeitura bancando passagem para vagabundo andar o dia inteiro de ônibus de graça porque esse sim anda de graça porque todo esse dinheiro que dado para a empresa lixo poderiam investir nos hospitais e arrumar essas ruas que estão cheias de buracos sou morador do bairro igara nem posto de saúde tem aqui quando precisamos de um atendimento temos que ir até o HU ou ir até a Upa da boqueirão que está sempre super lotado

  3. Ruas e praças totalmente atiradas , ônibus sucateados e a SAÚDE só por um milagre. A pior gestão dos tempos Canoas está um caos .

  4. Primeiramente o Prefeito de Canoas esta a tres meses na gestao,e seus projetos e metas estao sendo executados no seu devido tempo.Mas os cidadaos deve avaliar sobre os gestores passados uma guerra politica e disputa judicial na chapa eleita.Todavia saude,educacao e obras nunca foram executadas.

  5. Que gratuidade???? Alguém está pagando essas sucatas. Queremos DIQUES consertados para não perdermos tudo outra vez. E tbm não queremos “prefeito” tiktoker #foraairtonsouza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore