Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito interino de Canoas, Cris Moraes, esteve novamente em Brasília, dessa vez para assinar um acordo de cooperação técnica para o sistema e-SUS APS. A parceria com o Governo Federal busca garantir que o sistema esteja mais presente na realidade municipal, além do desenvolvimento de ações que potencializem a produção colaborativa e o compartilhamento de soluções. A assinatura foi realizada em encontro com o secretário de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes.
De acordo com o prefeito interino, a iniciativa irá beneficiar a saúde pública por meio da integração com outros sistemas. “Entendemos que Canoas pode contribuir para que o Sistema e-SUS APS esteja cada vez mais aderente à realidade municipal e integrado com outras ferramentas de gestão pública, como forma de acelerar a Transformação Digital nas Políticas Públicas de Saúde”, destacou Moraes.
Para realização do acordo foi elaborado um plano de trabalho, que deve ser seguido por ambas as partes. O prefeito interino esteve acompanhado da secretária de Saúde, Ana Macedo e do diretor do CanoasTec, Rogério Alves.
Sobre a ferramenta
O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
Novas agendas
Cris Moraes segue em agenda na Capital Federal até a quarta-feira (20. Nesta terça-feira (19), o prefeito interino terá encontro com o secretário Nacional de Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal. A agenda irá tratar sobre recursos para implantação de postos avançados de atendimento, além de melhorias no sistema da Previdência Social em Canoas.
Já na quarta-feira (20), a agenda será na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O encontro com a diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo, será para buscar convênio e recursos para implantação do Projeto CONVIVE – Centro Comunitário pela Vida no município.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Patricia Augsten