EXCLUSIVO | Por Marco Leite
Conforme o prometido, hoje começa o Café com o Aldeia Canoas. Nosso objetivo é entrevistar uma autoridade, agente público, empresário ou líderes que se destacam em suas atividades podendo elas serem sociais, culturais, políticas ou econômicas. O interesse é que a cidade conheça o que movimenta a máquina chamada Canoas. Uma cidade jovem, que está para completar 84 anos em junho, tem muito para ser contado e assim o faremos.
Nosso primeiro convidado não poderia ser outra pessoa, se não o Prefeito da Cidade Nedy de Vargas Marques, ele está governando a cidade desde 31 de março de 2022, em decorrência do afastamento do titular por suspeitas de corrupção. Inclusive o tema é abordado na entrevista, mas o mais importante são os planos do Sucedâneo para Canoas e é esse o ponto principal de nosso café, que pode ser amargo para uns e doce para outros, depende do quer for perguntado ou respondido. Teremos mais, aguardem, por enquanto vejam o que diz Nedy.
Como fica o governo em um, possível, retorno de Jairo Jorge, afinal em março o Senhor estará completando um ano à frente do executivo?
Como é de conhecimento público, em 2020 o Jairo Jorge e eu nos elegemos Prefeito e Vice-Prefeito, respectivamente. Em março de 2022, em decorrência de denúncias apresentadas pelo Ministério Público, que noticiavam a prática de vários crimes de corrupção e outros delitos, o Tribunal de Justiça do Estado do RGSUL entendeu de afastar o Prefeito Jairo Jorge do cargo, sendo que em decorrência legal eu fui empossado no cargo de Prefeito em exercício. A partir desse fato, passei a administrar o município com a ajuda do Secretariado e demais servidores da Prefeitura, o que venho fazendo com muito esforço, responsabilidade, e muito focado no sentido de atender as necessidades da população.
Faço questão de deixar muito claro, que a principal característica do meu governo é a de trabalhar fundamentado na legalidade e honestidade dos atos praticados, o que continuarei fazendo enquanto estiver ocupando essa honrosa função pública que, aliás, impõe ao gestor, o compromisso de trabalhar para servir e não para se servir.
Concluo, então, respondendo o teu questionamento, dizendo, se o Jairo Jorge voltar, se essa for a decisão da Justiça, voltará com ele o seu jeito de governar.
Com a possibilidade do não retorno de Jairo, como ficará a eleição de 2024?
Sobre a eleição de 2024 eu não tenho nenhuma opinião, mesmo porque não estou pensando nisso.
Hoje, meu compromisso é com a população. Eu estou focado em 2023, trabalhando com muita vontade no sentido de diminuir as dificuldades sociais, sempre agindo com honestidade e legalidade.
O povo espera que nosso município seja lembrado pelas boas realizações do poder público e não pelos desvios de conduta dos gestores.
Seria possível uma reaproximação com seu antigo parceiro Busato?
No que respeita ao Deputado Federal Busato, o que tenho a dizer é que se trata de um homem público de valor. Foi servidor da PM, Secretário Municipal, Vereador, Deputado Federal, Prefeito Municipal e agora novamente Deputado Federal. É bom lembrar, que na eleição de 2016 estive a seu lado, ajudando durante toda a campanha.
Não há o que se falar em reaproximação, já que, no campo pessoal, nunca houve distanciamento, pois sempre mantivemos um relacionamento cordial e respeitoso.
E sua relação com o Governo do Estado e o Governo Federal, como fica?
No que respeita à relação com os Governos Estadual e Federal, sempre que depender do Governo Municipal, pelo menos enquanto eu estiver à frente da Prefeitura, será o mais republicano possível, pois não tenho dúvidas, que tanto o Governador Eduardo Leite, como o Presidente Lula, serão nossos parceiros, pois ambos já manifestaram, através de interlocutores, que adotarão essa postura.
Em recente entrevista o amigo declarou, “É um momento de travessia após uma turbulência”, defina melhor esta frase, o senhor fala em legalidade e honestidade, o que seria isto? Essa afirmação deixa no ar que havia corrupção no governo, como o senhor não viu isso antes?
Quando eu falo em turbulência, travessia, honestidade e legalidade, estou me reportando à situação atípica que nossa cidade enfrentou a partir do momento em que, como já referido anteriormente, o Ministério Público do Estado do RGSUL, ofereceu denúncias criminais contra várias pessoas, o que levou o Tribunal de Justiça do RS a determinar o afastamento de diversos agentes públicos de seus cargos, inclusive do então Prefeito. Isso, por mais ponderados que sejamos, haveremos de reconhecer que gerou uma turbulência administrativa na Prefeitura, especialmente porque eu e a população passamos a tomar conhecimento de algo inimaginável, ou seja, do tamanho do desvio de conduta de várias pessoas. De lá para cá, depois que assumi o cargo de Prefeito em exercício, costumo dizer que estou passando por uma travessia, que significa a transição entre o momento em que as denúncias do MP foram publicizadas, o afastamento do Prefeito, minha assunção ao cargo e o atual momento em que a administração atua focada em cuidar das pessoas, cuidar da cidade e procurar o reencontrar o desenvolvimento, sem abdicar da honestidade e da legalidade de todos os atos.
Sentimos que o senhor evita falar diretamente em um rompimento com Jairo Jorge, como está a relação de vocês hoje?
Eu não diria que houve um rompimento. Na verdade, após as denúncias mostradas pelo Ministério Público, que serviram de base para o afastamento do Prefeito, e após eu ter assumido o cargo de Prefeito em exercício, entendi mais conveniente eu tomar as rédeas da administração, especialmente porque, agora é o meu CPF que está responsável e, por outro lado, conforme já referi anteriormente, minha linha de conduta é muito obediente aos preceitos de honestidade e legalidade. Forte nesses argumentos e, especialmente, porque os exemplos deixados pelos afastados não são bons, resolvi administrar conforme acredito seja correto, ou seja, com honestidade e legalidade.
O senhor se sente seguro para fazer as mudanças necessárias? Afinal a justiça sempre é uma caixa de surpresas e o prefeito afastado pode retornar, como ficaria o governo?
Se eu não me sentisse seguro para fazer as mudanças necessárias na administração, não poderia ter concorrido para um cargo de tamanha responsabilidade.
Por outro lado, devo registrar, que a Justiça não é uma caixa de surpresa, mas sim, é justamente ela, que dá a cada um o que é seu. Alguns pensam que ela é cega, mas no momento certo ela age. A meu ver, a Justiça é o bom senso codificado.
E se o Prefeito afastado voltar, se essa for a decisão da Justiça, como já registrei antes, Canoas voltará a ser administrada por ele, como melhor lhe aprouver.
O senhor fala em “desvios de conduta”, mas só agora alguns desses suspeitos foram afastados do governo, se sabia, porque esperou tanto para tomar providências?
Essa pergunta facilita-me a resposta, quando diz: ” mas só agora alguns desses suspeitos foram afastados”.
Quando ainda era aluno do curso de Direito, aprendi, que a suspeição é um indício e que este convence somente a alguns, enquanto a prova convence a todos.
Em assim sendo, entendo que afastar alguém por mera suspeita, sem um princípio de prova segura, corre o risco de praticar injustiça. Por isso, tive prudência e esperei o esclarecimento dos fatos.
Livre das amarras do passado, como o senhor pretende conduzir a Prefeitura de agora em diante?
Pretendo trabalhar muito, junto com o competente secretariado que me assessora e buscar apoio do Poder Legislativo para, sempre com honestidade e legalidade, praticar ações que melhorem a vida das pessoas em todos os sentidos. Quero que os Canoenses sintam orgulho de nossa cidade e que não precisem mais passar vergonha com notícias sobre desvios de condutas dos gestores.
O senhor fala em sonhos e que carrega outros objetivos, quais são eles?
Nossa cidade é pujante, eis que localizada em ponto estratégico no Estado do RS. Tudo passa por Canoas, que faz divisa com a Capital. Temos a Petrobrás e inúmeras outras grandes empresas, tanto do ramo industrial como comercial. Paralelamente, contamos com duas eficientes entidades, a CICS e CDL, que congregam esses segmentos produtivos com muita eficiência.
Não podemos deixar de lembrar, que o Município conta com inúmeros espaços públicos, que podem e devem ser utilizados para impulsionar o desenvolvimento econômico, obviamente com a observância do regramento legal, medida que viabilizaria geração de empregos e renda.
Há que ser lembrado, também, que Canoas conta com três universidades, cujos préstimos e ensinamentos tecnológicos, são de relevante e imprescindível importância.
Paralelamente e esses tópicos, também alimento um sonho de viabilizar o desenvolvimento social em nossa Cidade. Enquanto eu estiver no exercício do cargo de Prefeito, vou fazer tudo o que for possível, para que Canoenses, ricos ou pobres, empregadores ou empregados, tenham onde morar, tenham comida na mesa, tenham escola para os filhos e contem com sistema público de saúde, na hora da doença e na hora da dor.
E sua menina dos olhos, a Perimetral Oeste, como está e quando ficará pronta?
Realmente, a Perimetral Oeste é a ” Menina dos Olhos” do nosso governo. Essa importante obra estruturante teve início quando assumimos. Foram necessárias uma série de ações para que a obra propriamente dita pudesse ter reinício, tais como remoção de prédios e postes da rede elétrica, que se encontravam no trajeto da via. Também e vai aqui nosso agradecimento à Força Aérea, pois foi de extrema importância, a obtenção da cedência, por parte da Aeronáutica, do terreno necessário para a construção da ponte sobre Arroio Araçá. Hoje, já estamos concluindo os trechos 7 e 8 daquela importante perimetral.
Ainda temos pela frente uma série de obstáculos a serem vencidos, como por exemplo a remoção de postes e rede elétrica, mas todas as providências legais estão sendo tomadas e a previsão de conclusão da obra é para o ano 2024.
A conclusão dessa obra será de extrema importância para os Canoenses, pois além de impulsionar o desenvolvimento da cidade, mormente das regiões Nordeste e Sudoeste, viabilizará a chegada em Porto Alegre, sem enfrentar as normais “tranqueiras” da Av. Guilherme Schell e BR. 116.
O que o cidadão Nedy, antes de prefeito, pretende para sua comunidade, quais são os principais alicerces do governo?
Como cidadão, o que pretendo, o que desejo para a comunidade, é que todos sejam tratados com igualdade, que alcancem os mesmos direitos, aliás como previsto na Constituição Federal.
Os principais alicerces do MEU governo são: HONESTIDADE e LEGALIDADE.
E Sogal, como fica esta história que se arraste por anos a fio e sem solução? Não é a questão de a empresa ficar ou não em Canoas, mas sim a regularização do sistema de transporte em Canoas, tão carente de atenção pública.
O transporte público é um grande problema, não só em Canoas, mas também, em todo o País.
No meu entendimento, o Governo Federal precisa criar e acho que o atual Governo vai fazer isso, uma política pública para subsidiar e o transporte público.
Aqui em Canoas, considerando que neste ano de 2023, vencer-se-á o prazo do último contrato firmado pela Prefeitura, faremos licitação.
Como fica o escândalo da duplicação de lâmpadas, denunciado pela RBS Notícias?
Como já é de conhecimento público, quando me apresentaram um contrato emergencial para essa finalidade, me neguei a fazê-lo porque percebi que poderia haver desvio de condutas. Mandei instaurar sindicância, que confirmou minha desconfiança. Determinei a exoneração dos envolvidos, bem como a elaboração de nova licitação com fundamento na honestidade e legalidade. Concluído o certame legalmente realizado, assinei contrato com a nova empresa, que está trabalhando com muito afinco, substituindo as lâmpadas queimadas. Foi uma lástima a população ter que enfrentar a falta desse serviço público. Mas, o governo tomou as medidas cabíveis.
O senhor está disposto, dá para sentir pela sua gestão aproximando-se da população em qualquer ação do governo, a colocar seu nome para Prefeitura na eleição de 2024? Afinal, sem o retorno de Jairo o senhor seria o candidato natural do Executivo para o pleito.
Como já falei anteriormente, eu estou pensando no momento em que estamos vivendo. Sinceramente, me nego a tratar sobre a eleição de 2024, pois entendo que isso seria um desrespeito com a população, já tão abalada com os acontecimentos havidos na Prefeitura de Canoas nos últimos tempos. A população precisa e quer um Prefeito que trabalhe para servir e não para se servir.
Eu ando muito na rua, junto das pessoas, vendo os problemas de perto, porque na minha opinião o Prefeito não pode estar encastelado, recebendo notícias sobre os problemas que afligem as pessoas. Prefeito tem que ver o problema de perto e sempre que possível escutar as pessoas, para que a informação não chegue distorcida.
NOTA do Notícias da Aldeia: a intenção é fazer uma entrevista por semana, e mostrar para comunidade uma personalidade, ver o que estão pensando sobre nossa querida Canoas, E você, caro leitor, tire suas conclusões. Nossa função é divulgar ideias, sejam elas de interesse público e de relevância para a sociedade, boa leitura para todos.