A Prefeitura de Canoas está mobilizada para ajudar as pessoas atingidas pela cheia causada pelas fortes chuvas na região do Vale do Taquari. Nesta quinta-feira (7) iniciou o recebimento de doações de alimentos, roupas, água potável e produtos de higiene e limpeza. Os itens estão sendo deixados na Defesa Civil municipal, localizada na rua Bandeirantes, 450, no bairro Nossa Senhora das Graças.
O secretário-chefe do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), responsável pela Defesa Civil em Canoas, Aristeu Ismailow, explica como está funcionando a ação. “Por solicitação do prefeito, tomamos a frente de realizar uma campanha para ajudar os municípios mais afetados pelas chuvas. Estamos recebendo doações na base da Defesa Civil e essas doações vão ser recebidas até sábado para, no domingo, a Força Aérea Brasileira nos auxiliar na entrega, na cidade de Lajeado, onde está sendo realizado o gerenciamento de crise pelo Governo do Estado”.
A administração municipal conta com o apoio das Forças Armadas, para recolher as doações e, no próximo domingo, realizar o envio para as cidades mais atingidas. “Estamos numa força-tarefa para ajudar as famílias que estão sofrendo com esses desastres naturais que estão acontecendo aqui no Rio Grande do Sul, e em parceria com a Defesa Civil e a Prefeitura de Canoas, estamos arrecadando roupas e alimentos para levar para a região afetada”, comentou o Tenente Robson Lopes Junior.
Os canoenses que desejam ajudar, ainda podem realizar doações nesta sexta-feira (8), das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30. No sábado (9), a arrecadação ocorrerá das 9h às 12h, em dois locais: na sede da Defesa Civil e no Prefeitura na Rua, que será realizado na rua Itamar de Mattos de Maia, esquina com rua Clara Nunes, no bairro Niterói.
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Gustavo Gerlach – PMC