Embora Canoas se destaque pela forte indústria e seja um município urbano, a agricultura familiar ainda encontra um meio de resistir. Atualmente, 30 famílias sobrevivem com a produção agrícola, de forma comercial, fornecendo cerca de 280 toneladas de alimentos por mês, além de cerca de 150 famílias atuando junto às hortas comunitárias do município. Reconhecendo a importância da agricultura e da pecuária familiar dentro do setor produtivo e do fomento da economia local, a Prefeitura de Canoas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) voltou a contar com os serviços da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), cujo contrato não havia sido renovado desde 2024.
A Emater desempenha um papel fundamental no desenvolvimento rural do Rio Grande do Sul, com um foco especial na agricultura familiar. Em Canoas, as principais atividades são na assistência técnica e extensão rural junto aos agricultores sobre boas práticas agrícolas, manejo de culturas e uso de tecnologias; auxílio na elaboração de projetos e planos de produção, visando aumentar a produtividade e a renda dos agricultores e na promoção da disseminação de conhecimentos para o meio rural, através de cursos, visitas técnicas, oficinas, palestras, dias de campo e outras atividades educativas.
Para a Secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, a agricultura familiar é uma atividade de suma importância na cadeia produtiva e para o fomento da economia de Canoas. “É por reconhecer e valorizar a agricultura familiar que voltamos a contar com os serviços da Emater. Queremos fortalecer cada vez mais a agricultura no município, por isso, a nossa ideia é estreitar o relacionamento com os agricultores, buscar soluções para suas demandas e desenvolver ações que visam intensificar a atividade rural e melhorar a qualidade de vida das famílias.”, destaca Patrícia.
Para a Extensionista Rural da Emater que atende Canoas, a Engª Agrônoma Caroline Lima, “a Emater possui um papel importante, atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável, por meio de serviços de assistência técnica, extensão rural e social e principalmente na execução de políticas públicas, tanto no âmbito Municipal, Estadual e Federal, para o público atendido de Canoas, as famílias de agricultores familiares, agricultores urbanos, pescadores artesanais, remanescentes de Quilombolas e demais pessoas e instituições que demandem no município. O serviço da Emater é gratuito, para o público assistido, basta entrar em contato para agendamentos.”, aponta Caroline.
Canoas, concentra a maior parte da produção em dois núcleos de produção, localizados nos bairros Mato Grande e Estância Velha. As principais atividades desenvolvidas são a produção de alface, rúcula, tomate, espinafre, couve, beterraba, nabo e temperos verdes, como alecrim, tomilho, cebolinha, manjericão, entre outras, além de produtos especiais como flores comestíveis e produção de cogumelos. O destino da produção é variado: Programa de Aquisição Alimentar (PAA), Programa de Alimentação Escolar (PNAE), Central de Abastecimento (Ceasa), restaurantes, supermercados, estabelecimentos comerciais e feiras realizadas pela Diretoria da Economia Solidária, da SMDEI.