Prefeitura e Agergs discutem melhoria nos serviços de energia e abastecimento de água

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A Prefeitura está sempre em busca de melhorais da prestação de serviços para a comunidade. Com esse intuito, o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques recebeu, na tarde desta quinta-feira (08), a conselheira-presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Luciana Luso de Carvalho, e o engenheiro da entidade, Alvaro Saldanha. No encontro, foram debatidas questões relacionadas ao abastecimento de água e a distribuição de energia elétrica.

“A experiência do último temporal nos mostrou falhas inaceitáveis no serviço da RGE, com cortes prolongados de energia afetando, desde residências até serviços essenciais, como hospitais e casas de bombas. A falta de um plano de contingência adequado e a comunicação ineficaz também dificultaram ainda mais o restabelecimento da normalidade. A colaboração com a Agergs será muito importante para melhorarmos os serviços prestados aos canoenses”, destacou o prefeito em exercício.

Secretários e técnicos da Prefeitura relataram as principais dificuldades após a tempestade e em demais situações cotidianas da cidade. O Executivo encaminhará um documento contendo uma avaliação e relação das dificuldades enfrentadas com a concessionária. Conforme Luciana, o material norteará a ação da Agergs para que a RGE possa melhorar os serviços. “As impressões do município instruirão o nosso processo de fiscalização com os problemas verificados no atendimento neste evento climático, que foi realmente muito severo”, explicou.

Também foram sugeridas seis medidas para aperfeiçoar o atendimento da RGE em Canoas. São elas:

– A criação de protocolos diferenciados, com diminuição no tempo de reestabelecimento de energia à população e em serviços básicos essenciais (casas de bomba, abastecimento de água, hospitais e unidades de saúde);

– Melhoria nos canais institucionais de relacionamento com os poderes Executivos, Legislativo e com o Corpo de Bombeiros;

– Ações articuladas e integradas com o poder público local, com a participação efetiva junto aos gabinetes de crise e de defesa civil municipais;

– Mais transparência na apresentação de dados e boletins, nos registros de falta de energia e previsão de restabelecimento;

– Ampliação de fiscalização das agências reguladoras, tanto em nível estadual quanto em nacional;

– Uma qualificação na política de ressarcimento aos danos causados aos usuários do serviço de energia elétrica, ao tornar os processos menos burocráticos e mais efetivos e rápidos para os casos de emergência ou calamidade.

Como fiscalizadora também dos serviços prestados pela Corsan – devido a um convênio firmado entre a Prefeitura e a Agergs, em 2022 – a agência também apresentou sugestões de modificações no contrato com o Município.

Participaram ainda reunião o procurador-geral do Município, Felipe Morales, a secretária-chefe de gabinete Pollyana Perinazzo; o secretário do Meio Ambiente, Luiz Silva; o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Garlet e o engenheiro da pasta de Meio Ambiente, André Arnold.

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