Debater propostas para aprimorar o atendimento de abastecimento de energia aos moradores e ofertar um serviço de qualidade e ágil em situações de eventos climáticos. Esse foi objetivo de encontro entre o prefeito em exercício, Nedy Vargas, secretários e representantes da RGE, na tarde desta terça-feira (20), na Prefeitura. Na reunião, a concessionária apresentou dados das ações no temporal, de 16 de janeiro. Também foram discutidas medidas para o manejo da vegetação no município, que foi considerado um dos desafios enfrentados pela empresa para normalizar o serviço.
“Durante a reunião, apresentamos as preocupações da nossa comunidade e discutimos, juntos, planos de ação para evitar a repetição dos problemas observados no último temporal. Estamos buscando estratégias de longo prazo que possam melhorar a prontidão dos serviços e minimizar os impactos dos eventos climáticos futuros, garantindo a segurança e o conforto da nossa população”, destacou o prefeito Nedy.
O gerente da RGE, Cristiano Pires, igualmente salientou a importância de firmar parcerias, atuando de forma conjunta com a Prefeitura. “Precisamos unir esforços e nos organizarmos para que o prefeito tenha as informações de estratégia necessárias. Também dar um retorno para a sociedade e, desta forma, nos alinharmos com as organizações para darmos seguimento e seriedade ao nosso trabalho”, falou.
Foto: Vinicius Thormann
Secretaria de Assistência Social entrega documentos às famílias atingidas por incêndio na Vila Araçá
Um recomeço para quatro famílias em Canoas. Na tarde desta terça-feira (20), servidoras da Diretoria de Proteção Básica da Secretaria da Assistência Social (SMAS) realizaram a entrega das certidões de nove moradores na Vila Araçá. O serviço de encaminhamento e confecção dos registros é gratuito e ocorreu após o incêndio da madrugada de 25 de janeiro, que atingiu casas na região, localizada no Centro. As famílias ainda receberam a assistência da SMAS com doações de cestas básicas e roupas após o sinistro.
Uma das contempladas foi Maria Cristiane dos Santos Lopes, de 41 anos, que recebeu as servidoras com um sorriso no rosto. “Finalmente chegaram os documentos”, disse. Ela perdeu a casa e, com os quatro filhos, está na residência de uma amiga, próximo ao local. Com as certidões em mãos, Cristiane poderá encaminhar a documentação e recomeçar a vida. “´Agora posso fazer minha carteira de trabalho.”, comemorou.
Para Vera Garibaldi, diretora de Proteção Básica da SMAS, realizar todo o encaminhamento até a entrega da documentação é uma maneira de devolver a dignidade às pessoas que já perderam suas casas e estão em uma situação de vulnerabilidade. “Sem os registros, eles não poderão retirar a segunda via do cartão do Bolsa Família, não terão acesso aos benefícios sociais, à matrícula escolar, ao cartão de saúde. Por isso, é essencial e um direito ter acesso a esse serviço”, completou.
Em situações de perda de documentos, a SMAS solicita o encaminhamento das certidões através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Quando prontas, as entregas são efetuadas aos munícipes que têm problemas de saúde e dificuldade de locomoção ou nos casos de sinistros, como um incêndio. Nas demais situações, o cidadão pode buscar diretamente no CRAS próximo ao bairro em que mora.
Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes
Foto: Thiago Guimarães