Prefeitura institui Plano de Contingência da Defesa Civil

Clique para ouvir esta notícia

Canoas conta agora com um Plano de Contingência da Defesa Civil Municipal em vigor para situações de alagamentos, inundações, granizos, vendavais e riscos tecnológicos. O documento foi sancionado pelo prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques e publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (7).

O planejamento estabelece mecanismos de emprego imediato e organizado de respostas da Prefeitura por meio de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, a fim de evitar ou minimizar danos e prejuízos, protegendo a população e buscando o restabelecimento da normalidade social. Na cidade, as adversidades de maior incidência são chuvas intensas, vendavais, queda de granizo, inundações, alagamentos, vazamento de gases tóxicos e líquidos inflamáveis.

As ações da Defesa Civil para uma resposta mais eficaz estão divididas nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta, recuperação e reconstrução. As principais atribuições de cada um dos participantes também estão descritas no Plano.

“O fundamento do Plano de Contingência é a organização, tanto na parte de previsão quanto na parte de resposta no atendimento de uma situação de desastre. É um documento bem amplo e dentro dele cada unidade tem sua responsabilidade. A Defesa Civil faz toda a gestão e é responsável pela condução e determinação das demandas, conforme necessidade e responsabilidade de cada secretaria, durante o Gabinete de Gestão de Crise”, explica o secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) e Defesa Civil, Igor Sousa.

Os esforços conjuntos serão feitos com a mobilização do Gabinete do Prefeito, mais de dez secretarias municipais, escritórios e coordenadorias e subprefeituras. Também há participação e mobilização do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Brigada Militar (BM), Força Aérea (V Comar), Marinha, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Rio Grande Energia (RGE). 

Texto: Fábio Radke
Edição: Sibeli Fagundes

 

CAD Niterói terá atendimentos da Defensoria Pública da União

Na sexta-feira (8) é a vez do Centro de Acesso a Direitos (CAD) Niterói (rua Barão do Rio Branco, 91) receber os atendimentos da Defensoria Pública da União (DPU). Com início às 13 horas, os serviços disponibilizados são das áreas de habitação, educação, aposentadorias, benefícios e auxílios, entre outros. Serão preenchidos oito horários pré-agendados diretamente com a equipe do CAD.

Para mais informações sobre os atendimentos da DPU, documentações básicas necessárias e agendamento, os usuários do quadrante Sudeste podem entrar em contato pelo telefone (51) 3429-1103 e WhatsApp: (51) 982551832.

Texto: Fábio Radke
Edição: Sibeli Fagundes

 

Balada Segura aborda 130 veículos e registra 18 casos de alcoolemia

tr^Çantrâns

Em nova edição da Operação Balada Segura de Canoas, os fiscais de Trânsito abordaram 130 veículos e registraram 18 casos de alcoolemia (13,84%). A barreira ocorreu na noite da quarta-feira (6), em trecho da avenida Doutor Barcelos, no Centro. Durante a blitz, houve a atuação de 68 veículos, somando 76 infrações.

Dos 18 casos de alcoolemia, 14 motoristas se negaram a realizar o bafômetro e quatro passaram por testes administrativos. Além de multa de trânsito, esses condutores podem ter a habilitação suspensa por 12 meses.

Ainda durante a ação, 12 responsáveis por veículos com pendências regularizaram os débitos no momento da fiscalização, o que evitou o recolhimento pelo guincho. Já 12 carros e duas motocicletas foram removidos a um depósito credenciado ao Detran.

Operação Balada Segura
A Operação Balada Segura consiste em uma blitz de fiscalização em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, a fim de preservar vidas e garantir mais segurança no trânsito. A ação é coordenada pela Diretoria de Trânsito, da Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM) e conta com a participação da Guarda Municipal (GM) e da Brigada Militar (BM), que garantem a segurança durante as operações.

Confira o resultado da ação:
– Veículos abordados: 130
– Veículos autuados: 68
– Total de autuações: 76
– Veículos recolhidos: 14 (12 carros e duas motos)
– Alcoolemias: 18
– Veículos que realizaram pagamento de débitos no local e não foram recolhidos ao depósito: 12

Texto: Fábio Radke
Edição: Sibeli Fagundes trãns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore