Prefeitura na Rua realiza 530 atendimentos no bairro Harmonia

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A comunidade do bairro Harmonia participou, na manhã deste sábado (26), da 357ª edição do Prefeitura na Rua. Ao todo, foram realizados 530 atendimentos, contando todos os serviços que são oferecidos no programa. Deste número, 171 foram de demandas e solicitações encaminhadas diretamente ao prefeito, secretários municipais e subprefeita.

Lisiane Pereira, 38 anos, é moradora do bairro Harmonia e foi a ficha número um do prefeito nos atendimentos deste sábado. “Eu vim porque preciso de ajuda para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. Como eu sou mãe solteira, eu preciso trabalhar. Essa oportunidade de vir aqui é ótima, porque a gente fica mais perto do prefeito e isso é muito importante”, relatou.

Andreia dos Santos Santos, 39 anos, também moradora do bairro Harmonia, aproveitou a manhã de sábado para vacinar toda a família. “Eu moro aqui perto, então a oportunidade de vir aqui usufruir dos serviços é muito boa, né? Além desse contato próximo com a população que também é muito importante, porque às vezes as pessoas têm dificuldade de se deslocar ou não conhecem os serviços e os atendimentos. Eu acho que isso é muito válido e muito importante, além da população poder contribuir para o crescimento da cidade”, comentou.

“Nesta manhã fria, deste sábado, viemos cumprir a nossa missão, que é servir a comunidade canoense. Para buscarmos, juntos, soluções e respostas. Nem sempre é possível resolver um problema de imediato. Às vezes para resolver um, é preciso resolver outros que antecedem. Por isso é muito importante a presença de cada um aqui”, destacou o prefeito Jairo Jorge.

O Prefeitura na Rua é um projeto que acontece em todos os quadrantes da cidade, sempre aos sábados, com a montagem de uma estrutura da Administração Municipal para o atendimento da população do bairro. Uma novidade nesta edição foi a participação do supervisor de planejamento da Sogal, Silmar Silveira, recebendo a comunidade, atendendo as demandas e ouvindo críticas e sugestões sobre o transporte público em Canoas.

Canoas Mais Saúde
A Prefeitura lançará, dia 1º de setembro, o programa Canoas Mais Saúde. O objetivo é realizar a atualização cadastral e a busca ativa dos usuários do SUS, residentes no município, para mapear a real necessidade de ampliação da oferta de consultas especializadas, exames e cirurgias.

A atualização será realizada durante três meses nas subprefeituras, na Central Canoas Mais Saúde, localizada na Estação Canoas, na Ouvidoria da Saúde e também nas atividades do Prefeitura na Rua.

Os munícipes que aguardam na fila devem ir até algum destes locais e apresentar documento com foto, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS e comprovante do encaminhamento médico (se possuir). Pessoas com impossibilidade física de locomoção receberão a visita de um agente de saúde, que atualizará o cadastro.

“Este novo sistema é para que a gente possa ter mais consultas, mais exames e mais cirurgias. Para que, dessa forma, possamos zerar, de forma progressiva, as filas para os serviços de saúde da nossa cidade”, destacou o prefeito, Jairo Jorge.

O secretário municipal de Saúde, Felipe Martini, destacou que o programa faz parte de um conjunto de políticas públicas que a gestão busca implementar. “Nós entendemos as dificuldades e o sofrimento de todos e é por isso que estamos implementando ações eficientes, como esse programa de organização das filas de consultas, exames e cirurgias. Queremos dar mais velocidade no atendimento à população”.

Na próxima edição do PNR, que acontece no dia 2 de setembro, na Central Park, Rua Novo México esquina com a Rua Atlanta, o novo serviço já estará em funcionamento para atender aos canoenses.

Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Larissa Schreiber – PMC

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