Uma operação especial está sendo elaborada pela Prefeitura de Canoas para garantir que os eleitores exerçam o direito ao voto no próximo domingo (6). O esquema engloba a união de diferentes forças de segurança e conta com a participação de secretarias municipais. Os agentes terão a sala do Gabinete de Crise e toda a tecnologia do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) à disposição para as ações estratégicas.
Em reunião de membros da Segurança Pública Municipal com a 134ª Zona Eleitoral de Canoas, os detalhes sobre os procedimentos em eventuais crimes eleitorais no dia da eleição foram debatidos. Até o momento, a mobilização de segurança já conta com a confirmação da presença de uma equipe da Polícia Federal (PF), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do setor de Inteligência da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), da Polícia Civil (PC) e da Brigada Militar (BM).
“Esta será a primeira vez que vamos ter uma equipe da Polícia Federal (PF) dedicada a acompanhar o processo aqui dentro do município. Enviamos um ofício à Superintendência da Polícia Federal e já foi indicada a presença aqui conosco”, afirma o secretário de Segurança Pública de Canoas, Alex Brandão.
O contingente se soma ao efetivo da Guarda Municipal (GM), que estará atuante durante o pleito. Os agentes reforçarão as rondas nas ruas e monitoramento do CICC também será empregado para o acompanhamento em tempo real das vias públicas. As equipes estarão próximas aos locais de votação e distribuídas dentro dos quadrantes, desde as primeiras horas da manhã e até o fim do processo eleitoral.
Um esquema especial para o serviço de transporte no domingo de eleição será disponibilizado para a população. “Haverá reforço nas linhas de ônibus, com intervalos entre 15 e 20 minutos, garantindo a mobilidade, especialmente, de quem teve o local de votação alterado por conta da enchente”, afirma o secretário de Transportes e Mobilidade de Canoas, Diego Cigolini.
Segundo o planejamento, a empresa Sogal terá veículos extra à disposição para reforçar o transporte, em caso de necessidade. Serão pelo menos 60 ônibus e 12 seletivos que farão o deslocamento entre os pontos de votação, conforme determinado pela Justiça Eleitoral, durante o primeiro turno. Em virtude da vigência do estado de calamidade em Canoas, o passe livre no transporte público coletivo ainda permanece em vigor até o dia 2 de novembro.
A Secretaria de Serviços Urbanos está montando a operação especial para garantir a limpeza das vias e das calçadas em frente aos locais de votação. Desde as 6h, em cada seção eleitoral, haverá para fazer o recolhimento dos materiais descartados. O intuito da ação é evitar o entupimento das bocas de lobo e garantir a segurança dos pedestres, além de coibir a prática ilegal de descarte de materiais políticos às vésperas do período de votação.