Em programa na Real News, o advogado Rodrigo Schimit, falou sobre a saúde do Dr. Nedy de Vargas Marques, falou da saúde e, ao mesmo tempo, o presidente da Câmara de Vereadores entrou com um pedido para a Prefeitura Municipal, vejam a solicitação:
Na condição de Presidente da Câmara em exercício, requisito o Livro de Atas para ser entregue no protocolo da Câmara de Vereadores até às 14h45min, com a finalidade de dar posse a Nedy de Vargas Marques, Vice-Prefeito eleito, que deve assumir frente ao afastamento do Prefeito Jairo Jorge, especialmente considerando que o Prefeito interino Cristiano Moraes afirmou publicamente que deveria ser dado posse ao Vice Prefeito caso ele se apresentasse pessoalmente para a realização do ato formal, dando cumprimento ao que foi determinado pelo Egrégio Tribunal Regional Federal da Quarta Região.
Atenciosamente,
Gilson dos Santos Oliveira
Presidente em exercício
O QUE DIZEM AS NOTÍCIAS
A informação que nos chega é que o livro não foi entregue para o presidente da Câmara, a assessora Aline Pagot fez uma ata notarial para comprovar que o livro não entregue, assim o impasse continua, não temos a informação se isso acontecerá a qualquer momento. Estaremos acompanhando os desdobramentos para ver o que acontecerá. De acordo com Rodrigo, o Dr. Nedy se encontra no quarto e em plena condição de saúde mental, e se recuperando bem das enfermidades.
O QUE DIZ À PREFEITURA
A Prefeitura de Canoas recebeu nesta segunda-feira (27) ofício do presidente interino da Câmara Municipal, vereador Gilson Oliveira, no qual solicita a entrega do Livro de Atas no setor de protocolo do Legislativo, até às 14h45. O objetivo seria dar posse ao vice-prefeito Nedy de Vargas Marques.
Em resposta ao ofício, o prefeito interino Cris Moraes informou ao parlamentar todos os trâmites cumpridos até o momento e ressaltou que o vice-prefeito está de licença por motivo de saúde e hospitalizado em Porto Alegre. Destacou que, em atendimento ao disposto no Parecer 289/2023, da Procuradoria-Geral do Município (PGM), foram realizadas diversas tentativas de contatos com o vice, a fim de consultá-lo pessoalmente acerca da sua condição de saúde para a assunção imediata do cargo. Porém, os contatos não tiveram êxito, assim como os comunicados por escrito (memorando) não foram respondidos. Assim, conforme a Lei Orgânica do Município, quem assume como prefeito interino é o presidente da Câmara.
“Desta forma, inexistindo vacância no cargo, não há o que se falar em dar posse pela Câmara. Reiteramos que o Livro Oficial de Atas do Executivo Municipal é patrimônio público e, como tal, deve permanecer na sede do Poder Executivo”, diz o documento.
Foram encaminhadas cópias na íntegra do ofício e dos documentos relacionados ao Ministério Público, à Direção do Foro da Comarca de Canoas e ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO
2 Respostas
É muito cachorro pra pouco osso. Coisa feia, presidente da câmara escondendo livro pra não deixar o vice assumir. Lamentavelmente, não temos prefeito, não temos vice, não temos vereadores (salvo uma ou outra rara e honrosa exceção). Tudo vendido por cargos de CCs na prefeitura. Jairo Jorge quebrou a ULBRA, foi eleito e quebrou a prefeitura. Nedy também não é santo, até ontem estava abraçado com JJ, agora surge uma briga (que pra mim é jogo de cena, face news) pros 2 poderem ser candidatos ano que vem. Quem duvida é louco.
Boa noite administração da PMC, acabei de passar embaixo da passarela da fundação cultural, antiga estação ferroviária, constatei que a cidade está precisando com uma certa urgência, fazer a troca de lâmpadas, na passarela e em alguns pontos na Av Guilherme Schell, espero que parem um pouco com as brigas e tomem essas providências.