Ontem foi o dia do prefeito interino Nedy de Vargas Marques sentar na cadeira principal do Paço Municipal, mas quem disse que a vida seria fácil, né?
Nedy já chegou reclamando da falta de repasses no valor de R$ 10 milhões para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas e, é claro, sem dinheiro não se paga as contas nem funcionários. E, é isso que está acontecendo nas casas de saúde de Canoas. Parece que o natal dos funcionários do Hospital Universitário e do Hospital de Pronto Socorro de Canoas irão passar o Natal sem receber a segunda parcela do 13º salário.
A crise está estabelecida, a segunda parcela do 13° salário do HPSC e do HU não foi paga, hoje (20), sendo assim os profissionais dos dois nosocômios mais importantes de Canoas não irão receber seus proventos.
No Pronto Socorro, a empresa IAHCS — Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde comunicou os funcionários do HPSC que, devido à ausência de repasse esperado do poder público, não seria possível efetuar o pagamento da parcela do 13º salário conforme o programado.
Já as outras casas de saúde, três (3) UPAs e quatro (4) CAPS, receberam os salários, encargos e a segunda parcela do 13º no hoje. Falamos com a assessoria do prefeito interino e, hoje ainda, deveremos ter uma posição oficial do executivo.
SECRETÁRIOS ANUNCIADOS
Dentre inúmeras exonerações, dizem que hoje o Diário Oficial deverá “bombar” nas redes é, sem dúvida nenhuma, o site mais pesquisado do meio político canoense, foram confirmados alguns nomes, são eles:
Aline Pagot | Secretaria de Administração
Luis Davi Siqueira | Secretaria da Fazenda
Pollyana Perinazzo | Chefe de Gabinete
Camila Buraldi | Procuradoria-Geral do Município
Marcos Oliveira (Caco) | Secretaria de Obras
Marcus Vinicius Machado (Quinho) | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI)
Leonardo Alves Gomes de Souza | Escritório de Comunicação
Gabriel Gonçalves da Silva | Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA)
Luisa Emilia Lucena Camargo | Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS)
Jefferson de Matos Lourenço | Escritório de Participação e Mobilização
Com certeza teremos vários nomes revelados durante o dia de hoje.
PROBLEMAS QUE NÃO ACABAM
O primeiro grande pepino, que não é novidade, será a saúde do município de Canoas, sobre os R$ 10 milhões não repassados ao HPSC, o prefeito interino diz: “que é impossível um hospital operar sem recursos. Será preciso investigar o motivo da falta desses repasses e, principalmente, procurar uma solução imediata para o problema”.
Nedy, também, fala que irá solicitar uma auditoria de todas as contas públicas dos últimos seis meses. O sucedâneo diz ter identificado de imediato, além da saúde, dívidas em outras áreas, como: educação, transporte, infraestrutura e na segurança pública.
Segundo o mandatário interino, há necessidades de mudanças fundamentais na estrutura dos serviços públicos. Nedy fala, que procurará saber o que foi feito com o erário e com os recursos arrecadados, afinal, Canoas deveria ter alguma arrecadação.
A saúde, principal meta, deverá ganhar uma atenção especial. Um dos pontos nevrálgicos são as cirurgias nos hospitais, Nedy confirma que serão retomados os mutirões. “Vamos retomar o programa, queremos dar continuidade ao que foi descontinuado”, declarou o prefeito interino.
O QUE DEVE SER RESOLVIDO?
Algumas questões polêmicas devem entrar na pauta nos próximos dias, são elas:
- Plano de Modernização Administrativa da Prefeitura.
- O Canoastec (Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação).
- Renovação da concessão do Transporte Coletivo para a Sogal, visto que o município não conseguiu concluir o processo licitatório até a data prometida.
- Nova administração do HU, outra coisa que ficou pelo caminho e não foi feita.
Nedy diz, “que tudo será avaliado em conjunto com a equipe de secretários e técnicos que ele está montando” e, sobre o transporte, “que fará tudo com base na legislação, que está se inteirando do assunto com cuidado, mas, que a população não pode ficar sem o serviço”.
O assunto do transporte, pela urgência, será debatido hoje (21) e profundamente avaliado em conjunto com a equipe de governo.
LEIA A OPINIÃO DO NOTÍCIAS ALDEIA
Nedy assumiu, mas deve cuidar de não jogar os problemas para debaixo do tapete
4 Respostas
Saúde, Educação e Segurança são pastas que também faltam os novos nomes. Aguardemos.
Conforme já acertei no comentário acima, vai aí mais uma em primeira mão: Além do Abmael, mais um vereador vai assumir como secretário semana que vem. Escrevam aí.
Ridículo!!! Lá vai ele inventar problemas onde não tem só pra enfiar CCs e desviar verbas por empresas terceirizadas!!! É o que ele quer porque quer fazer com a Canoastec!!! Vai inventar que dá gasto e fazer contratos com empresas privadas! Sem-vergonha mesmo!
Eu fico impressionado com a fixação que ele tem pelo CANOASTEC…PORQUE, afinal de contas, ele quer fechar essa fundação municipal que é de suma importância para TODOS os serviços da área da tecnologia da informação do município de Canoas…afinal de contas…que fixação é essa????…quais são os interesses???.
Se o CANOASTEC PARAR…TODOS OS SERVIÇOS DE CANOAS, a população, podem ser comprometidos!!!