O professor e mestre Felipe Vilanova do curso de Graduação de Psicologia da Universidade La Salle foi o primeiro latino-americano a ser premiado pela Society for Personality and Social Psychology com o International Bridge Building Award. A premiação foca em pesquisadores da Psicologia que trabalham pela internacionalização da produção científica da área – especialmente os de regiões sub-representadas na Psicologia globalmente.
Felipe já havia sido o primeiro brasileiro a receber um outro prêmio da mesma sociedade em 2019, o Graduate Travel Award, dando agora seguimento à divulgação da ciência brasileira globalmente. Ele é doutorando em Psicologia. Sua pesquisa aborda o desenvolvimento ideológico das pessoas, sendo parte dela direcionada a ferramentas de popularização e aperfeiçoamento da ciência, com objetivo de encontrar a forma mais eficaz de implementar a ciência aberta nos países latino-americanos. Ele explica que a ciência aberta é um movimento recente que busca incrementar a transparência do processo de pesquisa científica.
Banco de dados – “Consiste na adoção de iniciativas como disponibilização dos bancos de dados frutos de pesquisas científicas e disponibilização dos materiais utilizados na pesquisa em repositórios abertos, que qualquer pessoa pode ir lá e acessar a qualquer momento. Um dos repositórios mais utilizados atualmente é o Open Science Framework”, diz.
Para Felipe há uma falta de transparência no processo científico. “Muitas vezes pesquisadores não conseguem verificar e reproduzir os achados de uma pesquisa porque o banco de dados de algum artigo não está disponível. Soma-se a isso a dificuldade de se comunicar com os autores originais.
Respeitável – A coordenadora do curso de Psicologia da Unilasalle, professora doutora Camila Campos, destaca o desempenho do professor Felipe. “Além de se destacar entre os alunos por ser aquele professor que mesmo jovem não utiliza o Instagram, tem um potencial intelectual conciso e respeitável”, comenta.
Camila reforça que as disciplinas que Felipe ministra, especialmente as de cunho social, agregam práticas e inserções no território: aldeias indígenas, usinas de reciclagem, coletivos de moradores de rua, entre outras. “Nos Projetos Integradores [ele] desperta o olhar científico e crítico nas proposições de intervenções que ocorrem nas instituições parceiras desconstruindo a Psicologia, mostrando que ela pode ocorrer para além dos consultórios clínicos e sim, propondo resoluções de problemas sociais”, revela a coordenadora.
Premiação e mais conhecimento – Com a premiação, Felipe foi ao Peru onde apresentou sua pesquisa e investigou como funciona a ciência aberta naquele país. Para setembro de 2023, o professor está organizado para ir até a Colômbia com o objetivo de fortalecer o vínculo do Curso de Psicologia da Unilasalle com a Unilasallista em Medellin, também da Rede La Salle, assim como seguir a investigação acerca da ciência aberta na América Latina.
A foto escolhida para ilustrar a matéria é de uma das turmas do professor Felipe em uma saída de campo em uma comunidade quilombola. A autoria é de Bruna da Cunha Ferreira.