A Universidade La Salle (Unilasalle) realiza uma ação social no programa Canoas Solidária, com a participação de 100 docentes na área de formação pedagógica. A ação, promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da instituição em parceria com a Prefeitura de Canoas, tem o objetivo de desenvolver as competências dos professores em sala de aula.
Na ação, os docentes têm a oportunidade de compreender a realidade social da população em situação de rua, produzir a alimentação e fazer a entrega aos acolhidos à noite. Eles estão divididos em quatro grupos de trabalho, com 50 profissionais em cada.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Souza, a ação é importante para proporcionar aos docentes características diferenciadas, através de situações inovadoras, diferente daquilo que é praticado tradicionalmente. “Esse tipo de ação é capaz de fazer o professor atuar de forma reflexiva, crítica e competente, no âmbito de sua disciplina, dando sentido e significado, tratando a educação como um espaço de construção e transformação social”, destacou.
Para a diretora de Graduação da Unilasalle, Cristiele Magalhães Ribeiro, a iniciativa visa proporcionar o desenvolvimento de competências para os professores em sala de aula. “Nosso objetivo é promover a reflexão sobre o fazer, sobre o aprender fazendo. Esse discurso é utilizado pelos nossos alunos, mas também é necessário que nós, docentes, estejamos alinhados. É importante que os professores estejam envolvidos com a prática, para que seja possível trabalhar em sala de aula”, salientou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com os demais órgãos da Administração Municipal, é responsável pelo Canoas Solidária, que acolhe pessoas em situação de rua e seus animais de estimação durante o inverno. As equipes da Prefeitura seguem fazendo rondas com o objetivo de conduzir os desabrigados. A população que encontrar pessoas em situação de rua pode informar pelos telefones: (51) 3472-7122, (51) 98255-0650 e (51) 98255-0310.