O programa Carreta Digital está qualificando estudantes do município com cursos gratuitos dos segmentos de informática e novas tecnologias. As aulas já ocorrem desde o dia 10 de março, nas instalações do veículo itinerante estacionado na EMEF David Canabarro, no bairro Mathias Velho. Na manhã desta quarta-feira (19), uma cerimônia com participação de autoridades marcou o andamento das aulas e a presença do projeto na cidade. “Há um grupo muito grande de pessoas junto com esse projeto de ter as carretas andando pelo nosso Brasil para trazer o que têm de mais novo na tecnologia e apresentar isso para os estudantes. E essa é a oportunidade dos nossos alunos da rede municipal acessarem essas novidades e tudo aquilo que pode sim estar à disposição de vocês daqui a algum tempo numa frente de trabalho”, disse a secretária de Educação de Canoas, Beth Colombo.
O prefeito Airton Souza conversou com os estudantes da primeira escola beneficiada pela proposta. “Aqui na frente de vocês está o futuro. O caminho da tecnologia é o futuro para o nosso Brasil e uma boa opção de carreira para os alunos. Quero cumprimentar todas as professoras e todos os professores, a direção da escola, e dizer que juntos vamos fazer de Canoas uma cidade onde todos têm oportunidades, principalmente no aprendizado”, disse. Os alunos inscritos possuem idade a partir de 13 anos e estão matriculados do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas, também do bairro Mathias Velho, será a próxima unidade de ensino que recebe a carreta.
Aprovação
A estudante Lorrayne da Silva, de 12 anos, está matriculada no curso de montagem de computador e demonstra empolgação com as aulas. “É uma experiência muito boa. Eu amei. Uma pena que já está acabando a semana. Nós temos uma oportunidade muito boa de aprender várias coisas diferentes e divertidas. Olha, sinceramente, participem porque é muito bom e é uma oportunidade de aprender coisas novas”, disse.
A diretora da EMEF David Canabarro, Fernanda Jardini, aprova o projeto que oferece os cursos de desenvolvimento de jogos, manutenção de celular, montagem e configuração de PC Gamer (computador de alto desempenho) e robótica. “Os nossos estudantes estão gostando e aproveitando bastante as aulas. Acho que é uma iniciativa muito válida e que só vem acrescentando as nossas ações”, aponta. Cada uma das qualificações possui carga horária de dez horas de aulas práticas presenciais e 20 horas de aulas online.
O projeto
A Carreta Digital é um projeto de capacitação itinerante executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), uma organização dedicada a promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação educacional no Brasil. Com o apoio do Ministério da Comunicação, a iniciativa leva educação tecnológica de ponta diretamente às comunidades e escolas públicas, oferecendo cursos em robótica, computação e outras disciplinas. Em Canoas, a proposta ainda possui a cooperação da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec).
LEIA MAIS
Duas EMEFs do bairro Mathias Velho recebem doação de 20 notebooks restaurados

Os equipamentos foram restaurados por meio do programa federal Computadores para a Inclusão. As máquinas que haviam sido descartadas por bancos e órgãos públicos de todo país foram submetidas aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Nesses espaços, os alunos da iniciativa colocam em prática seus conhecimentos de informática e manutenção de computadores e notebooks. A partir desta mão-de-obra especializada, os equipamentos são doados para criação de laboratórios de informática em escolas públicas e associações diversas de todo país.