Programa Carreta Digital contempla alunos da EMEF David Canabarro

Clique para ouvir esta notícia

O programa Carreta Digital está qualificando estudantes do município com cursos gratuitos dos segmentos de informática e novas tecnologias. As aulas já ocorrem desde o dia 10 de março, nas instalações do veículo itinerante estacionado na EMEF David Canabarro, no bairro Mathias Velho. Na manhã desta quarta-feira (19), uma cerimônia com participação de autoridades marcou o andamento das aulas e a presença do projeto na cidade. “Há um grupo muito grande de pessoas junto com esse projeto de ter as carretas andando pelo nosso Brasil para trazer o que têm de mais novo na tecnologia e apresentar isso para os estudantes. E essa é a oportunidade dos nossos alunos da rede municipal acessarem essas novidades e tudo aquilo que pode sim estar à disposição de vocês daqui a algum tempo numa frente de trabalho”, disse a secretária de Educação de Canoas, Beth Colombo.

O prefeito Airton Souza conversou com os estudantes da primeira escola beneficiada pela proposta. “Aqui na frente de vocês está o futuro. O caminho da tecnologia é o futuro para o nosso Brasil e uma boa opção de carreira para os alunos. Quero cumprimentar todas as professoras e todos os professores, a direção da escola, e dizer que juntos vamos fazer de Canoas uma cidade onde todos têm oportunidades, principalmente no aprendizado”, disse. Os alunos inscritos possuem idade a partir de 13 anos e estão matriculados do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas, também do bairro Mathias Velho, será a próxima unidade de ensino que recebe a carreta.

Aprovação
A estudante Lorrayne da Silva, de 12 anos, está matriculada no curso de montagem de computador e demonstra empolgação com as aulas. “É uma experiência muito boa. Eu amei. Uma pena que já está acabando a semana. Nós temos uma oportunidade muito boa de aprender várias coisas diferentes e divertidas. Olha, sinceramente, participem porque é muito bom e é uma oportunidade de aprender coisas novas”, disse.

A diretora da EMEF David Canabarro, Fernanda Jardini, aprova o projeto que oferece os cursos de desenvolvimento de jogos, manutenção de celular, montagem e configuração de PC Gamer (computador de alto desempenho) e robótica. “Os nossos estudantes estão gostando e aproveitando bastante as aulas. Acho que é uma iniciativa muito válida e que só vem acrescentando as nossas ações”, aponta. Cada uma das qualificações possui carga horária de dez horas de aulas práticas presenciais e 20 horas de aulas online.

O projeto
A Carreta Digital é um projeto de capacitação itinerante executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), uma organização dedicada a promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação educacional no Brasil. Com o apoio do Ministério da Comunicação, a iniciativa leva educação tecnológica de ponta diretamente às comunidades e escolas públicas, oferecendo cursos em robótica, computação e outras disciplinas. Em Canoas, a proposta ainda possui a cooperação da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec).

LEIA MAIS

Duas EMEFs do bairro Mathias Velho recebem doação de 20 notebooks restaurados

Duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) do bairro Mathias Velho, ambas bastante atingidas durante a enchente de maio do ano passado, foram beneficiadas pelo Ministério das Comunicações com a doação de 10 notebooks para cada. Destinados para as escolas David Canabarro e Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas, os itens entregues na manhã desta quarta-feira (19) serão destinados para utilização nos laboratórios de informática.

Os equipamentos foram restaurados por meio do programa federal Computadores para a Inclusão. As máquinas que haviam sido descartadas por bancos e órgãos públicos de todo país foram submetidas aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Nesses espaços, os alunos da iniciativa colocam em prática seus conhecimentos de informática e manutenção de computadores e notebooks. A partir desta mão-de-obra especializada, os equipamentos são doados para criação de laboratórios de informática em escolas públicas e associações diversas de todo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore