Projeto “Circo na Escola – Arte para todos” leva arte circense às escolas públicas de Canoas

Clique para ouvir esta notícia

Teve início no dia 21 de março, na EMEI Vó Picucha, no bairro Harmonia, o projeto “CIRCO NA ESCOLA – ARTE PARA TODOS”, uma iniciativa do Circo Bonaldo D’Italia, com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Canoas, viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Com duração de três meses, o projeto levará apresentações circenses gratuitas a 12 escolas públicas de Canoas, localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social. A ação tem como objetivo promover o acesso à cultura, a inclusão social e o estímulo à criatividade por meio da arte circense.

A estreia contou com um espetáculo recheado de atrações como palhaçaria, malabarismo, acrobacias aéreas, contorcionismo e força capilar, técnica rara que surpreendeu o público estudantil. Além do show, os alunos participaram de uma oficina interativa, onde puderam experimentar técnicas básicas de circo.

Acessibilidade e inclusão
Todas as apresentações do projeto contam com a presença de intérprete de Libras, garantindo acessibilidade comunicacional para estudantes surdos ou com deficiência auditiva. As escolas participantes foram selecionadas em parceria com a Secretaria de Educação, priorizando aquelas que já atendem aos critérios de acessibilidade física.

Próxima parada: E.M.E.F. Gonçalves Dias
A segunda apresentação do projeto acontece nesta semana na E.M.E.F. Gonçalves Dias, localizada na Rua Eng. Kindler, nº 1450, bairro Harmonia – Canoas/RS. Serão realizadas duas sessões gratuitas, às 10h30min e às 14h30min, com entrada franca e muita alegria para os alunos da escola.

As próximas datas e escolas que receberão o projeto serão divulgadas nas redes sociais do grupo (@circobonaldoditalia) .

O projeto “CIRCO NA ESCOLA – ARTE PARA TODOS” é mais do que entretenimento. Ele reafirma a arte como um direito de todos e um importante instrumento de transformação social, especialmente para crianças e adolescentes em contextos de vulnerabilidade.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore