Projeto Turistando pelo Centro de Canoas oferece visitações gratuitas a estudantes nos espaços culturais da cidade

Clique para ouvir esta notícia

Valorizar os pontos culturais do município, para que os estudantes conheçam a história da cidade e cuidem do patrimônio público é o objetivo do projeto Turistando pelo Centro de Canoas com a Professora Maluquinha. Na iniciativa, as escolas podem agendar o passeio, que acontece nas quartas-feiras e é gratuito. Na manhã desta quarta-feira (21), a EMEF Governador Leonel de Moura Brizola foi a contemplada. Aproximadamente 30 alunos do quinto ano visitaram os principais espaços históricos.

O roteiro começou pela Villa Mimosa, passando na Vila Joana, Associação Pestalozzi, Casa dos Rosa, Estação Férrea, Calçadão, Praça da Emancipação, Prefeitura e finalizando na Biblioteca Pública João Palma da Silva e Praça do Avião. “Esse projeto é importante, pois oferta que as crianças conheçam esses espaços, respeitando o patrimônio, e exerçam a sua cidadania. A partir dessas visitações, muitos delas também retornam aos museus com os seus familiares”, frisou Christiane Oliveira, criadora do projeto e intérprete da professora Maluquinha.

Rafaela Almeida da Silva, de 10 anos, visitou a Villa Mimosa pela primeira vez. “Não conhecia os museus ainda, mas achei bem lindo. Gostei muito da sala com espelhos e piano”, observou a estudante.

O secretário da Cultura, Herbert Poersch, DJ Cabeção, salientou a importância da ação em poder contextualizar o conhecimento adquirido nas escolas com a história, que está viva na cidade. “É um grande projeto, que traz os canoenses desde crianças para dentro destes espaços. Mostrando um resgate do que é a história do município”, completou.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Educação (SME) com apoio da Secretaria da Cultura. As visitações começaram neste mês e vão até o fim do ano letivo. Para agendar, as escolas podem ligar diretamente para a biblioteca, no telefone (51) 3425-7702, na opção 1. A estimativa é que mais de três mil estudantes sejam impactados pela ação em 2024.

Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore