Em reunião, na noite dessa segunda-feira (29), o Partido dos Trabalhadores (PT) firmou resolução sobre tática eleitoral em Canoas. O partido afirma que possui as condições políticas, legitimidade e densidade eleitoral, para propor um de seus quadros a compor a futura Chapa Majoritária do bloco de apoio a Jairo Jorge, a ser apresentada ao pleito deste ano. Nomes, que foram apresentados são: da Vereadora Maria Eunice (Suplente de Deputada Federal) Vereador Emilio Neto e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Paulo Chitolina.
Agora o PT parte para o debate com a Federação Brasil da Esperança e realizado juntamente com Bloco de sustentação do Governo Municipal.
Ainda definiu que nestas eleições de 2024 será inconcebível oferecer preponderância a líderes e ou partidos políticos que não defendam o maior valor da sociedade brasileira.
O QUE DIZ JAIRO JORGE
Recebo com muito respeito a decisão do PT, tomada ontem por sua Direção Municipal, bem como os nomes apresentados pelo partido.
É natural que, pela sua história e força política, o PT apresente nomes e disposição para compor a chapa majoritária. A Federação PT, PV e PCdoB é uma das forças políticas do Novo Bloco, integrado por 12 partidos.
Reitero que meu foco neste momento é a gestão municipal, diante dos graves problemas que estamos vivendo, especialmente diante da epidemia da dengue e dos eventos extremos como as chuvas torrenciais que nos afetam.
Minha decisão só será tomada em início de julho, em comum acordo com todos os partidos e lideranças. Só neste momento iremos definir os nomes dos candidatos a prefeito e vice.
Busco a criação de uma convergência política com todos aqueles que amam Canoas e colocam a cidade em primeiro lugar.
BURBURINHOS DOS BASTIDORES
Nem tudo foram flores na reunião do diretório dos trabalhadores, os movimentos sindicais declaram seu apoio ao sindicalista Paulo Chitolina como candidato a prefeito. Segundo informações, a decisão de apoio a Jairo Jorge são dos que detém cargos no governo e forçaram uma votação propondo o partido a fazer parte do bloco do prefeito, o que foi aprovado. Os desgostosos estão revoltados e estão inclinados a declarar apoio a campanha do PSol.
VEJA A NOTA OFICIAL DO PT
Resolução PT Canoas
As eleições municipais de 2024 são cruciais para fortalecer uma aliança popular e democrática, visando à recondução do Governo Lula em 2026 e o avanço de um projeto nacional centrado na expansão das liberdades democráticas, dos direitos sociais e no combate à desigualdade. Nosso partido tem um plano abrangente para o país e enfrentou desafios históricos ao eleger Lula em 2022. Agora, nas eleições municipais de 2024, é essencial consolidar nosso partido e a Federação Brasil da Esperança, formar uma sólida Frente Democrática e Popular e pôr em prática um Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil, com políticas estruturantes nos municípios.
Neste sentido, a continuidade do projeto democrático popular liderado pelo Presidente Lula, por nossa federação e pelos partidos aliados é a principal estratégia política nas eleições de 2024.
É muito importante rememorar, que no dia 08 de janeiro de 2023 a democracia brasileira esteve sob seu maior ataque desde o golpe de 1964, e assim permanece. Aqueles que defenderam o golpe, continuam mobilizados, e diante disso, a eleição de 2024, que claramente prepara 2026, é momento de unificar aqueles que incondicionalmente e defendem cotidianamente a democracia.
Nestas eleições de 2024 será inconcebível oferecer preponderância a líderes e ou partidos políticos que não defendam o maior valor da sociedade brasileira: a DEMOCRACIA COMO VALOR ESTRATÉGICO E INEGOCIÁVEL.
Neste cenário, descrito anteriormente, o PT vem construindo, em conjunto com a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e partidos aliados, a sustentação ao Governo Lula, buscando união e reconstrução do Brasil, com relevantes impactos no País, no RS e aqui em nossa cidade.
Em Canoas, petistas compõe o Governo Municipal do Prefeito Jairo Jorge, PSD, participando do bloco político de sustentação do atual governo.
Queremos agora, afirmar o nosso compromisso enquanto partido de compor este governo e participar deste bloco, onde vamos trabalhar para construir um programa de governo democrático, popular, progressista, antifascista e antirracista, que vise construir um governo comprometido com a democracia, a participação popular, a construção de políticas públicas de inclusão, de geração de oportunidades de trabalho, empreendedorismo e de e desenvolvimento social e sustentável.
O PT, afirma que possui as condições políticas, legitimidade e densidade eleitoral, para propor um de seus quadros a compor a futura Chapa Majoritária deste bloco, a ser apresentada ao pleito deste ano.
Debate esse que será realizado conjuntamente com a Federação Brasil da Esperança e ao Bloco de sustentação do Governo Municipal.
Uma Resposta
Pt virou um instrumento de politiqueiros e carreiristas hipócritas. Fazem parte de um governo municipal, altamente questionável e que era base do governo fascista de Bolsonaro, o PSD. Lamentavelmente o pt escolhe se aliar à direita ao invés de buscar a esquerda. Precisaremos reconstruir a esquerda socialista no município juntamente com os movimentos sociais e populares.