As duas grandes instituições católicas do Rio Grande do Sul firmaram parceria, por meio de suas áreas de ensino e educação continuada. O acordo estabelece e regulamenta um programa de cooperação acadêmica, iniciando pela implementação de residências médicas e multiprofissionais conjuntas, ampliação de vagas e fortalecimento dos campos de prática. Para um futuro breve, prevê-se ainda o lançamento de um portfólio conjunto de cursos de especialização e extensão.
A presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Inês Pretto, escolheu uma passagem bíblica para representar o que a aliança entre a Rede e a PUC buscam: “Alarga o espaço da tua tenda; estica as cordas e finca as estacas”, frase que também serve de inspiração ao Planejamento Estratégico da instituição para 2024-2016, que está em construção.
O reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, destaca que essa aproximação é, antes de tudo, um compromisso de desenvolvimento mútuo, permitindo potencializar o ensino em saúde e preparando profissionais com a missão de cuidado com a vida, diretrizes guias dessas duas instituições.
Inscrições de concurso para residência médica abrirão no dia 10 de outubro
O primeiro resultado dessa aliança já surgiu: o concurso para residência médica. Poderão se candidatar médicos formados no Brasil ou aqueles com o Revalida. As vagas são para as especialidades de Clínica Médica e para Medicina Intensiva, no Hospital Divina, em Porto Alegre; Ortopedia e Traumatologia, no Hospital Independência, em Porto Alegre; e Psiquiatria, no Hospital São José, em Arroio do Meio.
As inscrições poderão ser feitas de 10 a 19 de outubro. Confira o edital completo aqui https://divinaprovidencia.org.br/ensino-e-pesquisa/programa-de-residencias/
A residência começará no dia 1º de março de 2024.