Mesmo com uma ação popular que visa suspender a contratação da assessoria jurídica especializada em Comissões Processantes de Impeachment, aceita pela justiça, o relatório da comissão será lido hoje. A ação suspende quaisquer pagamentos ao referido contrato, a Câmara de Vereadores diz que não repassou nenhum valor aos advogados até o momento, recorreu da decisão e perdeu. Portanto, o contrato está suspenso.
Isso não impedirá que, hoje (3), a Câmara de Vereadores de Canoas receba o relatório final da comissão processante, que pede o impedimento do vice-prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques (Avante). Eracildo Link (MDB), o Relator, assina o documento, que terá sua leitura internamente no Plenário do Legislativo. A participação será só, dos componentes da Comissão processante, os vereadores e os advogados da defesa, bem como o próprio Nedy.
Com a leitura do relatório ele precisa ser acatado, ou não, pelos outros membros da Comissão, o presidente Emílio Neto (PT) e o membro Juarez Hoy (PTB). Vale lembrar, que o relatório é aprovado por maioria. A grande dúvida é o voto do relator, visto que Hoy é contra a cassação e o presidente Emílio é a favor, o desempate seria o vereador Link, aguardaremos os rumos.
Se o relatório recomendar o impedimento do Dr. Nedy, o presidente da casa, Cris Moraes (PV), recebe o documento e precisará agendar uma sessão extraordinária para a votação. Em caso de recusa ou arquivamento, o processo contra o vice-prefeito é arquivado e dado por encerrado.
Existe uma terceira possibilidade, a rejeição do relatório, se isso acontecer outro relatório deverá ser produzido, tendo um novo recomeço do trabalho da comissão processante. Toda e qualquer decisão desta etapa deverá ser encaminha, como informação, para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)