Por meio de uma nota, a Prefeitura de Canoas informou o fim da restrição no Hospital Nossa Senhora das Graças.
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a restrição, por 72 horas, da porta de Emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) para pacientes encaminhados por meio do sistema de referenciamento do Estado foi encerrada na noite de quarta-feira (26). Nesta quinta-feira (27) o atendimento para pacientes de fora de Canoas ocorre normalmente.
A administração municipal informa que, desde as 21 horas de quarta-feira (26), quando a restrição foi extinta, até o final da manhã desta quinta-feira (26), o HNSG recebeu, apesar de estar operando acima da capacidade, cinco pacientes de outros municípios por meio do sistema de Vaga Zero: dois de Vera Cruz, um de Taquari, um de Parobé e um de Nova Santa Rita. Na manhã desta quinta-feira (26), a taxa de ocupação da retaguarda interna da Emergência do HNSG era de 360%, com 36 pacientes internados no espaço que em condições normais possui dez leitos.
A Secretaria Municipal da Saúde reitera que o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas unidades de saúde da cidade segue ocorrendo normalmente. Todos os pacientes que procuram estas unidades e a Emergência do HNSG passam pelo procedimento padrão de triagem de acordo com o Protocolo de Manchester de classificação de risco, que estabelece a gravidade do quadro e a prioridade de atendimento.
ENTENDA O CASO
Prefeitura comunica o Estado que emergência do Gracinha atenderá apenas os canoenses