Hoje, no Café com o Aldeia de Notícias, sabatinaremos o novo vice-prefeito eleito de Canoas. Nosso papo será com o novo expoente da dinastia Busato na cidade. Rodrigo Busato (União Brasil) venceu a eleição contra Jairo Jorge (PSD) e Maria Eunice (PT), juntamente com Airton Souza (PL), ele atingiu a maioria dos votos válidos no segundo turno, 52,12% — 75.688 mil.
Nada é por acaso, Rodrigo surgiu na hora certa para compor com Airton, durante a campanha ele se destacou e visou falar olho no olho com a população. Enquanto as brigas estavam nas redes sociais com xingamentos e ofensas, Rodrigo estava nas ruas, como ele mesmo diz: “apresentando propostas”.
Ele foi fundamental na vitória de sua chapa e se mostrou uma nova liderança surgindo na cidade.
QUEM É RODRIGO BUSATO?
Rodrigo Busato, canoense de 39 anos, é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Luterana de Canoas (Ulbra). Filho do deputado federal e ex-prefeito de Canoas Luiz Carlos Busato e neto do também ex-prefeito da cidade Jeronymo Busato, Rodrigo é casado com Letícia Becker, pai do enteado Gabriel e futuro pai de uma menina, que o nascimento está previsto para maio do próximo ano.
Como empresário, construiu uma carreira no ramo da comunicação e imobiliário. Antes de se lançar na política, também atuou como cantor e empresário na área cultural. Entre 2017 e 2020, Rodrigo foi secretário municipal de Relações Institucionais e Comunicação da Prefeitura de Canoas. Durante a sua gestão, ele implementou uma série de medidas eficientes para reduzir os custos com publicidade, montando uma equipe técnica e optando pela produção própria. Além disso, coordenou os programas Prefeitura Mais Perto e Saúde Tá na Área, que levaram serviços essenciais da prefeitura e de parceiros diretamente às comunidades, criando um canal direto de diálogo com a população.
Desde 2017, Rodrigo passou a ter uma participação mais ativa na política local e, neste ano, participou diretamente na formação da nominata de candidatos a vereadores do União Brasil e na articulação política da sigla.
Nas eleições de 2024, foi eleito vice-prefeito de Canoas na chapa encabeçada por Airton Souza (PL).
Mas o importante é o café e a sabatina, vamos às perguntas:
Foi uma campanha difícil e recheada de acusações, mas você se mostrou um político fora dos padrões convencionais, essa nova forma de pensar política está no governo Airton/Rodrigo?
Com certeza! Ao longo de toda a campanha, eu falei muito sobre sermos a mudança, e isso começou já na forma de irmos para a rua. Foquei em levar as nossas propostas, nosso Plano de Governo e o que queríamos concretizar em Canoas, deixando de lado o velho comportamento de falar mal do opositor.
Agora, eleitos, nosso trabalho será para tornar tudo isso realidade. Sabemos o tamanho da responsabilidade e do que temos pela frente, mas tenho absoluta certeza que Canoas precisa de atitudes resolutivas e objetivas, sem se preocupar com palco ou ego de políticos.
Com as pontes do diálogo quebradas, como será o relacionamento e a com o governo Jairo Jorge?
A eleição terminou, não é mais hora de pensarmos em entraves. Agora é preciso colocar o resultado das urnas acima de qualquer desavença que possa existir e priorizar o interesse público. Os canoenses, tendo votado na gente ou não, são a prioridade. O governo de transição será pautado em dar andamento ao que precisa ser feito com urgência, como as obras dos diques, por exemplo. Acredito muito que não teremos problemas neste sentido.
Qual foi a importância de Rodrigo Busato na mudança da política Canoense, serão novos tempos?
Venho me preparando para este momento há muitos anos. Não foi algo que decidi de forma leviana ou da noite para o dia. Foram anos estudando, me aperfeiçoando e compreendendo meus valores inegociáveis para entrar de vez na política. Acredito que a população estava cansada de eleger sempre as mesmas pessoas. Mas, da mesma forma que precisavam de energia nova, as pessoas também precisam de segurança. A população está extremamente cansada e traumatizada após enchente. As pessoas já conheciam a minha família e tudo que ela já fez pela nossa cidade. Então, o meu nome uniu a inovação com a forma de trabalhar de maneira segura. Mas agora quero que conheçam a minha forma de trabalhar e, principalmente, quero ser conhecido pelo que entreguei para Canoas.
O amigo faz parte de uma dinastia política que passa pelo seu avô Luiz Jeronymo e de seu pai Luiz Carlos, como você se sente como o novo expoente dos Busatos?
Tenho muito orgulho de tudo que o meu avô e meu pai construíram. Vejo a história deles com muita admiração. Aprendi desde cedo a importância da vida pública para a comunidade, a responsabilidade que tem um governante e sinto que tenho um dever gigante em seguir honrando o nome deles. Mas, mesmo tendo a base tão forte, eu quero que as pessoas conheçam cada vez mais quem é e como pensa o Rodrigo. Eu não quero depender politicamente de legado. Ao longo da campanha isso ficou mais forte, mas é apenas o início. Estou extremamente feliz e motivado para este novo capítulo que se inicia e quero retribuir com muito trabalho na vida de todos os canoenses.
Qual será seu papel na reconstrução da cidade, inclusive dos diques, terá que ser administrada juntamente com uma dívida e mais de 1 bilhão, que futuro você vislumbra para a solução de tantos problemas?
Quando pensamos em uma configuração de chapa, já projetamos exatamente isso. Canoas foi uma das cidades mais afetadas pela enchente deste ano. Então, mais que reconstruir o que já existia, nós precisamos melhorar o sistema de contenção, além de proporcionar dignidade em todos os quadrantes. Isso inclui novas moradias, cuidado redobrado nas áreas que alagaram, desenvolvimento no comércio dos bairros, entre outras questões. Nossa chapa conta com mais de 50 nomes entre deputados estaduais, federais e senadores, justamente porque sabemos que precisamos de diálogo para trazer mais investimentos para que Canoas se reconstrua o mais rápido possível.
A população de Canoas está desacreditada na classe política, foram 92.716 pessoas que deixaram de votar, como você aspira devolver a confiança nas instituições?
Sinceramente? Trabalhando muito. A única forma real de fazer com que as pessoas tenham fé novamente nas instituições e nos políticos é mostrando na prática que é, sim, possível fazer diferente. Hoje, com o voto de confiança que recebemos, poderemos mostrar isso. Melhor que falar é fazer!
Qual a Canoas que Rodrigo Busato sonha para daqui a quatro anos?
Eu, Rodrigo, tenho o sonho pessoal de que Canoas seja uma cidade modelo. Uma cidade que inove, que seja inteligente nos seus sistemas e gestões. Mas, objetivamente, trabalharei muito para que daqui a quatro anos a população de Canoas tenha acesso aos seus direitos básicos com qualidade, coisa que hoje não acontece. Quero que as crianças tenham vagas em creches, quero que os estudantes recebam ensino de qualidade nas salas de aula. Quero que andar nas ruas seja algo que se possa fazer com segurança. Quero um sistema de saúde que seja eficiente e ágil, que as pessoas consigam atendimento com qualidade sem esperar anos por isso. Sonho que a nossa cidade tenha um ambiente favorável para investimento e investidores, que seja a casa de novas empresas. Isso quer dizer que eu também sonho com uma Canoas com emprego e oportunidades.
Fale um pouco de sua trajetória política até vencer a eleição para vice-prefeito.
Minha trajetória vem de berço, vem desde o meu avô, como falamos antes. Sempre vivi política na minha vida, ou trabalhando nos bastidores, ou no Governo. Entre 2017 e 2020 fui Secretário Relações Institucionais e Comunicação, onde atuei muito de perto em áreas importantes da administração.
O convite para ser vice-prefeito surgiu e eu aceitei depois de tudo que aconteceu na nossa cidade. Pela história que tem a nossa família, por toda experiência e conhecimento que temos, seria praticamente negligência da nossa parte não participar do pleito e de todo processo eleitoral. Achávamos que Canoas merecia algo melhor. E, por isso, me coloquei à disposição.
Agora é responder toda essa confiança com muito trabalho!
2 Respostas
Quadrilha, dinheiro da Saúde, dinheiro na cueca…enfim esperamos que a justiça seja feita e essa turma não termine com a nossa cidade.
Espero que valorize o idoso dando uma oportunidade de ele na sua reta final ter qualidade de morar numa casa onde ele possa dizer e minha eu consegui. chegar de pagar aluguel estou pagando o que e meu agora só isso eu peço que olhei com carinho