RODRIGO CEBOLA | “A reconstrução da cidade passa por estabelecer um novo diálogo com as forças vivas da sociedade”

Clique para ouvir esta notícia

Chegamos ao terceiro Café com o Notícias da Aldeia, nosso papo hoje é com Almiro Rodrigo Gehrat, o Cebola, do PSol. Ele é candidato a Prefeito de Canoas, um homem simples e líder comunitário. Rodrigo Cebola se define, “como um cara que sempre morou no bairro Fátima, estudou em escola pública, utilizou o SUS a vida inteira, que é desde sempre uma pessoa que sonha, acredita e luta para construir um outro mundo mais justo e igualitário para todos (as) ”.  É pai da Stephani, do Inácio, dos gatos e diz, “que confia que o amor e o afeto interessam mais do que as diferenças e muros que os seres humanos estabelecem. São os muros que criam e fortalecem o ódio. Com muito diálogo, humildade e novas fórmulas, fará a mudança que Canoas tanto precisa”.

TRAJETÓRIA DE RODRIGO CEBOLA

Almiro Rodrigo Gehrat, o Cebola, tem 43 anos, foi presidente do DCE Unilasalle, da Associação de Moradores do Bairro Fátima e do Conselho Comunitário de Segurança Pública da 4ª Cia. Secretário Geral do Conselho Municipal da Juventude. Foi Coordenador Municipal de Juventude de Canoas (2009–10), e atuou na Secretaria Municipal de Cultura (2013). Ficou de suplente de Vereador em 2008, assumindo a cadeira de Vereador por 11 meses em 2011.

Mas vamos à sabatina com nosso entrevistado de hoje, nada melhor que ele mesmo dizer o que pensa e o que irá fazer para vencer as eleições em Canoas.

O PSol hoje é o único partido que realmente representa a esquerda em Canoas, o que o candidato Rodrigo Cebola pensa sobre isso? 

Nesta eleição somos, sim, a única alternativa da esquerda encabeçando uma chapa majoritária. Não somos os donos da verdade e respeitamos os outros partidos do campo popular, mas as alianças formadas estão levando estes partidos a contradição programática que favorece o campo que governa a cidade há tempos que nada tem de popular.

O PT e a Federação PV e PCdoB estão atrelados ao atual governo, o que o PSol cogita enfrentar nesta questão? 

Nossa maior preocupação tem sido propor uma nova forma de governar a cidade, diferente de tudo que aí está, para isso queremos uma aliança com o povo e os movimentos sociais. Estamos muito felizes, pois muitos militantes e filiados da base dos partidos acima citados e de outros, do campo popular e democrático, já sinalizaram apoio a nossa pré-candidatura. Quem continua atrelado ao atual governo, responde pela tragédia que foi esta administração no campo da ética, saúde, transporte, prevenção às cheias e todas mazelas que Canoas vive.

Qual o plano do candidato Cebola para reconstrução da cidade pós-enchentes? 

A reconstrução da cidade passa por estabelecer um novo diálogo com as forças vivas da sociedade, ouvindo a população e atacando os problemas reais que o povo vivencia diariamente. Uma gestão que respeita e valoriza o funcionalismo, cria concurso público baseado em critérios técnicos para cada secretaria e tem compromisso com a continuidade das políticas públicas para todos os canoenses. Nossa Defesa Civil tem que ter um potente orçamento, tem que ter um quadro técnico, concursado e não cabide de emprego para amigos. O Plano de Defesa Civil tem que qualificar o trabalho com grupo de voluntários em cada bairro, sendo esses agentes do plano de evacuação, dirigido pela Defesa Civil. Temos que ter procedimento padrão para todos os tipos de catástrofes que ocorra em uma cidade, um Plano de Contingências conhecido da população. Isso é vital para uma cidade como a nossa, que abriga uma Refinaria, uma Base Aérea, atravessada pela BR, por gasodutos, oleodutos, sendo rodeada por rios. Dar importância ao conhecimento, mobilizando as universidades a fazer um estudo real da situação dos diques para prevenir futuras cheias, implementar o conceito de cidade esponja baseado em acúmulos de experiências realizadas em outras cidades. Canoas precisa de um sistema de alarme, não pode ficar à mercê só das redes sociais.

O PSol enfrentará, adversários poderosos no pleito, vocês acreditam na vitória para a Prefeitura? 

Estes adversários poderosos estavam juntos na prefeitura há três meses. Alguns de forma muito conveniente se apartaram do poder, mas o projeto político segue sendo o mesmo, nunca se preocuparam com a população, para eles vale apenas a permanência no poder a todo custo. Eles representam os interesses da elite que detém o poder econômico e devido a isso fazem campanhas milionárias. Mas a população de Canoas é quem escolhe o Prefeito e vereadores (as), por isso acreditamos na vitória de um projeto que representa a maioria do povo canoense que vive nas periferias da cidade e é excluído dos serviços públicos. Precisamos de mudança de verdade nos rumos da gestão.

Em relação à nominata para vereança, qual é a meta do PSol para o Legislativo? 

Eleger a primeira bancada do partido na cidade com 2 vereadores (as). Uma bancada do PSOL fará a diferença, pois representará a voz dos lutadores e lutadoras contra as injustiças sociais, contra todos os tipos de preconceito, em defesa do serviço público e do funcionalismo e na luta por políticas públicas universais.

Em relação ao vice na chapa majoritária, o PSol fará coligações? 

Temos uma vice que é a nossa filiada Professora Daniele Kroeff, jovem, mas forjada nas lutas, e com muita vontade de ajudar Canoas a se reerguer. Não fechamos portas ao diálogo, sendo nossa maior ferramenta na construção das propostas o Programa de Governo Participativo do PSOL Canoas. É o diálogo que tem orientado a atualização da nossa plataforma de propostas para a Canoas que queremos e está aberta para qualquer canoense incluir suas demandas como sugestões e reclamações. Nos próximos dias queremos criar nosso comitê suprapartidário e com representantes de segmentos sociais para fortalecermos o diálogo com o campo popular da cidade, que entende que a nossa pré-candidatura, é a alternativa real e necessária para a população.

Deixe uma mensagem para o eleitor canoense. 

Canoas é uma cidade grande, com um povo forte e trabalhador. Não vamos nos enganar com campanhas milionárias, nossa campanha não terá volume de dinheiro, mas será rica em ideias, trabalho e honestidade. Vamos juntos construir um novo tempo de paz e prosperidade para nossa cidade. Após esse período turbulento de mau tempo, o sol brilhará em Canoas.

5 Respostas

  1. Estamos assistindo a derrocada das lideranças,que permaneceram no poder por tempo.Nada aconteceu agora estamos no automático alguém com vontade e que tenha firmeza em projetos de construção e manutenção da Canoas.Cidade que ocupa no ranking das melhores em arrecadação,3°PIB,com com gestores que só buscaram olhar para seus egos e cidade inchada com muito pouco investimento.Transportes sem licitação, Saúde sem qualidade, Segurança deles, Educação no ralo, Planejamento pivio.Precisamos gestores que tenham comprometimento com progresso e a realidade de futuro.Chega de conchavos e soma de letrinhas.Vamos para execução das soluções, Ação e execução.

  2. Uma cidade tem que ser pensada de forma que atenda toda a sua população de forma igualitária, não pelo interesse de quem governa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore