Cuidar das áreas públicas de Canoas é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), além de proporcionar segurança e planejamento habitacional para os munícipes. Diante deste cenário, o monitoramento das áreas públicas e de risco é fundamental para evitar ocupações e ter o planejamento dos bairros e possibilidades de espaços para equipamentos públicos.
A equipe de fiscalização da Diretoria de Licenciamento e Fiscalização da SMDUH realiza diariamente, todos os dias da semana, inclusive nos feriados, rondas em todas as regiões da cidade. Os fiscais monitoram as regiões em que há áreas públicas – de propriedade do município – e de risco, para monitorar e evitar que ocorram ocupações irregulares.
A secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano da SMDUH, Jussara Marangon, destaca que o monitoramento das áreas é fundamental. “Nosso objetivo é coibir que sejam realizadas construções irregulares, além de efetivamente fazer o gerenciamento do uso e ocupação do solo”, explica.
A diretora de Licenciamento e Fiscalização da SMDUH, Roberta Bertoletti, salienta que a ronda é uma forma de manter a segurança dos moradores que estão nessas áreas e que, muitas vezes, apresentam algum perigo, como diques, rodovias, trilhos e rede de alta tensão. “Além disso, também é uma ação de prevenção de ocupações que possam vir a ocorrer nestas áreas”, acrescenta.
A ronda é realizada dentro de um trabalho integrado com as demais secretarias do município, para que seja possível proporcionar segurança para a população e preservar os equipamentos públicos. As denúncias de ocupações irregulares podem ser feitas na Central de Atendimento ao Cidadão e na SMDUH, pelo telefone (51) 3425-7630 e WhatsApp (51) 98255-3329.